publicações-rumo

Publicações

Notícias


Plano ABDE 2030 apresenta ações estratégicas para que o Brasil possa atingir os ODS

Plano ABDE 2030 apresenta ações estratégicas para que o Brasil possa atingir os ODS

15 de março de 2022

Elaborado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) para impulsionar o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) pelo Brasil, o Plano ABDE 2030 apresenta propostas concretas para atingir as metas traçadas pela ONU. Entre elas estão a alteração do artigo 2º da Resolução CMN 2828, a fim de permitir que agências de fomento possam captar recursos junto a instituições financeiras internacionais e garantir essas operações via organismos multilaterais de desenvolvimento; a criação de um fundo nacional de promoção dos ODS, com aportes da União, dos estados, dos municípios, de organismos multilaterais e do setor privado; e a aprovação do PL 1308/2021, que institui a Política de Promoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Faça o download do Plano, na versão desejada:

Plano ABDE 2030 – Completo

Plano ABDE 2030 – Sumário Executivo

ABDE 2030 Sustainable Development Plan – English version

ABDE 2030 – Executive Summary

 

O Plano ABDE 2030 foi apresentado no dia 15 de março de 2022, durante o Fórum do Desenvolvimento. O documento avalia a atuação do SNF a partir de quatro eixos norteadores: ambiental, social, econômico e institucional. A seguir, define as áreas estratégicas da política de fomento para o cumprimento dos ODS e recomenda políticas para o fortalecimento do arcabouço institucional e da coordenação do SNF visando a promoção dos ODS e mapeia as iniciativas que podem contribuir para a transição sustentável.

As propostas foram classificadas em seis temas principais: disseminação do papel do SNF; internalização dos ODS nos marcos institucionais e regulatórios do SNF; articulação com atores estratégicos; adequação do marco institucional e regulatório das IFDs; fontes de recursos para a diversificação do funding das IFDs; e fortalecimento do uso de blended finance e garantias a instrumentos inovadores.

 

Mais notícias