publicações-rumo

Publicações

Notícias


Presidente da ABDE participa de audiência pública sobre inteligência artificial na Câmara

30 de agosto de 2021

O presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski, participou da audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, em Brasília, nessa segunda-feira (30/08). A audiência debateu a regulação do uso de Inteligência Artificial (IA), a partir do Projeto de Lei 21/20. O evento foi transmitido pelo canal do Youtube da TV Câmara.
Além do presidente da ABDE, o evento contou com diversas participações, incluindo: pesquisadores, cientistas, professores e especialistas das áreas de tecnologia, inovação e inteligência artificial, diretores de instituições envolvidas diretamente nessas áreas, juízes federais e deputados. 
Os palestrantes presentes citaram vários pontos de discussão sobre o tema, a importância do debate sobre IA, e suas preocupações sobre o projeto de lei em si. Muitos deles apontaram falhas a serem corrigidas, assuntos e questões a se adicionar, e principalmente, discutiram sobre a necessidade da urgência da aprovação do projeto. 
Sergio Gusmão Suchodolski, presidente da ABDE, falou sobre como a inteligência artificial está diretamente relacionada com as instituições do Sistema Nacional de Fomento (SNF), o maior apoiador e incentivador do processo de inovação no país, além da importância que a tecnologia tem para o desenvolvimento sustentável.
“O SNF abraçou a inovação como uma das suas vertentes para contribuir com um desenvolvimento equânime e sustentável do país. Assim, oferece um conjunto de iniciativas articuladas que permite suprir gargalos que travam o processo inovador, em especial das micro, pequenas e médias empresas, tornando-lhes mais fácil o acesso aos recursos de que necessitam para crescerem e se consolidarem”, disse  Suchodolski.
O presidente ressaltou que 70% das instituições do SNF têm linhas de crédito para inovação, com uma carteira de crédito que contabilizava mais de R$ 24 bilhões em 2020. “O uso de IA também é uma realidade no SNF, desde o uso de aplicativos até a utilização de assistentes pessoais, possibilitando um atendimento personalizado com todos os dados dos clientes disponíveis em bancos de dados.”, destacou. 
Em seu discurso, Suchodolski deu um destaque à Finep, instituição associada à ABDE, e a maior agência financiadora de inovação do Brasil, porque somente em soluções voltadas à IA, a instituição apoiou mais de 200 projetos nos últimos anos, que utilizaram mais de R$ 300 milhões em recursos para soluções em IA.
Para finalizar, o presidente da ABDE comentou como o SNF está pronto para ajudar a acelerar essa agenda de inovação, trabalhando tanto no desenvolvimento de novas tecnologias com soluções de IA para consumo interno, de modo a melhorar sua eficiência operacional, quanto apoiando os projetos de diversos segmentos, em especial as startups
“Atualmente, oito instituições do SNF oferecem hubs de inovação para startups de suas regiões, selecionadas por meio de lançamento de editais: Hubine (BNB); Garagem (BNDES); Hubble (BDMG); BRDE Labs (BRDE); Hub BB (Banco do Brasil); AgTech Garage (Sicredi); Aliança para Inovação de Porto Alegre (Badesul) e Hub Finep (Finep). Boa parte dos projetos desenvolvidos nos hubs está ligada a soluções de Inteligência Artificial”, finalizou Suchodolski.
Projeto
O  Projeto de Lei 21/20, de autoria do deputado Eduardo Bismarck, cria o marco legal do desenvolvimento e uso da Inteligência Artificial pelo poder público, empresas, entidades diversas e pessoas físicas. O texto estabelece princípios, direitos, deveres e instrumentos de governança para a IA. Além disso, ela terá como princípio a garantia de transparência sobre o seu uso e funcionamento. 
A Inteligência Artificial é um campo da ciência que tem como propósito estudar, desenvolver e empregar máquinas para que realizem atividades humanas de maneira autônoma. Permite que sistemas simulem uma inteligência similar à humana, indo além da programação, tomando decisões de forma autônoma. 
Para acompanhar na íntegra, a audiência está disponível no canal da TV Câmara no Youtube, que pode ser acessado clicando aqui.
 

Mais notícias