publicações-rumo

Publicações

Notícias


Ruth Mello: quatro décadas dedicadas à construção de uma das instituições financeiras mais importantes do Pará.

Ruth Mello: quatro décadas dedicadas à construção de uma das instituições financeiras mais importantes do Pará.

28 de março de 2024

Ruth Pimentel Mello, diretora-presidente do Banpará, é mais uma das gestoras que a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) rende homenagem neste mês da mulher. Ela também rompeu barreiras e foi a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto da instituição financeira.

 

A cientista econômica tem uma trajetória de quase 40 anos de carreira dentro do Banco. Neste período ocupou diversos cargos dentro do Banpará. “Iniciei minha carreira como uma funcionária determinada a fazer a diferença e, ao longo dos anos, tive a oportunidade de ocupar cargos importantes. Cada uma das experiências foi fundamental para moldar minha trajetória e preparar-me para assumir o desafio de presidir o Banpará em 2022. Sinto-me honrada em poder representar não apenas a minha instituição, mas também todas as mulheres que, como eu, lutam diariamente para alcançar seus objetivos no mundo corporativo’, afirmou Ruth Mello.

Sobre a crescente participação das mulheres no Sistema Nacional de Fomento, ela ressalta que não é apenas um reconhecimento do talento e a capacidade das mulheres, mas também o fortalecimento do setor como um todo. “É fundamental continuarmos incentivando e apoiando a participação das mulheres no SNF, garantindo que tenham igualdade de oportunidades e acesso aos recursos necessários para prosperar e contribuir plenamente para o desenvolvimento do país.” Afirmou a cientista econômica.

 

Na direção da equidade de gênero, Ruth lembrou ainda que o Banpará tem uma linha de crédito voltada exclusivamente para as mulheres, o Empodera. “Esse programa não apenas oferece orientação e suporte diário às mulheres empreendedoras, mas também disponibiliza condições especiais e melhores estruturas para fortalecer seus negócios e incentivar seu empoderamento econômico. O Empodera vai além do aspecto financeiro; ele busca transformar a vida das mulheres, promovendo sua independência financeira e estimulando a criação e expansão de negócios liderados por mulheres em todo o estado do Pará”, comemorou a presidente.

 

Ruth Mello vê avanços significativos na sociedade em relação ao respeito e valorização das mulheres, mas ressalta que ainda há muito a ser feito para garantir a plena igualdade de gênero em todos os setores da sociedade. E para as mulheres que almejam, ou já ocupam altos cargos hierárquicos, a presidente afirma que o mais importante é estar em espaços que gostamos. “Quando seguimos nossos corações e nos empenhamos em nossas atividades com amor, o reconhecimento e o crescimento tendem a fluir naturalmente.”

 

A presidente lembrou ainda que é essencial acreditar em si mesma e no próprio potencial. “Vocês têm o poder de fazer a diferença e deixar um legado significativo não apenas em suas instituições, mas também na sociedade como um todo. Acreditem em si mesmas, defendam suas ideias e sigam adiante com confiança. Estamos juntas nessa jornada rumo ao sucesso e à realização plena de nosso potencial,” disse Ruth Mello.

 

 

 

 

Mais notícias