publicações-rumo

Publicações

Notícias


Primeira mulher a assumir a presidência do Banco do Brasil toma posse

Primeira mulher a assumir a presidência do Banco do Brasil toma posse

17 de janeiro de 2023

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

No fim dessa segunda-feira (16), foi empossada Tarciana Medeiros, primeira mulher ocupar o cargo na presidência do Banco do Brasil dentro de seus 214 anos de existência.  A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a nova presidente da instituição financeira disse que sua gestão será caracterizada pela diversidade.

No discurso de posse, Medeiros prometeu manter a rentabilidade do Banco do Brasil aos acionistas, sem deixar de lado a atuação pública do banco. “A missão que assumo, a partir de hoje, é extremamente relevante e desafiadora. A melhor forma de agradecer é assumir aqui o compromisso de continuar a entregar resultados sustentáveis para os nossos acionistas e ser relevante na vida das pessoas, em todos os momentos, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil”, disse.

Em relação à diversidade, Tarciana Medeiros disse que a gestão será marcada não apenas pela multiplicidade na composição da equipe como será caracterizada pela liberdade no debate de ideias. “Construiremos um diagnóstico preciso. Adotaremos medidas concretas para diversificar ainda mais os times e as lideranças. Enriquecendo o debate de ideias, a proposição de soluções e a tomada de decisões”, disse.

Servidora de carreira há mais de 20 anos, Medeiros tem especialização em administração, negócios, marketing, liderança, inovação e gestão e já ocupou outros cargos de gerência dentro da instituição. Entre as prioridades de sua gestão, estão: fomento ao crédito e ao empreendedorismo, apoio à agricultura, compromisso com a sustentabilidade e com a aceleração da transformação digital.

Agricultura

Ao discursar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou a importância da escolha da primeira mulher a comandar o Banco do Brasil. Ele pediu que a instituição, a principal concessora de crédito agrícola no país, dedique mais atenção para o pequeno e o médio produtor rural.

“Desejo um Banco do Brasil muito forte, com muita gente depositando dinheiro. E quero mostrar uma coisa que eu dizia em 2003 e vou dizer agora: o pobre, neste país, não é o problema. Ele é a solução na medida em que ele é incluído na economia. E nós vamos, outra vez, incluir o povo pobre na economia e queremos que o Banco do Brasil cumpra com sua parte”, declarou Lula.

Fonte: Agência Brasil/Ascom

Mais notícias