publicações-rumo

Publicações

Notícias


Presidente da ABDE visita diretorias do BRDE e da Fomento Paraná

Presidente da ABDE visita diretorias do BRDE e da Fomento Paraná

17 de maio de 2022

A presidente da ABDE, Jeanette Lontra, acompanhado do secretário-executivo da Associação, José Luis Gordon, realizou nessa segunda-feira (16/05), uma agenda de visitas à Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná) e ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).  No encontro, os dirigentes da ABDE puderam coletar sugestões para uma pauta de questões de interesse do Sistema Nacional de Fomento (SNF) a serem encaminhadas ao parlamento, ao governo federal, ao Banco Central, órgãos reguladores e outros organismos.

Jeanette, que também presidente a Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul), disse que a ABDE tem um desafio de construir parcerias e fortalecer o Sistema Nacional de Fomento e por isso iniciou uma série de visitas institucionais aos associados, para ouvi-los e tentar construir propostas.

“O Plano ABDE 2030 tem uma proposta para o desenvolvimento sustentável do país. E precisamos contar a parceria dos nossos associados para implementar as ações do plano somando com as propostas deles também”, afirmou ela. “Temos ações voltadas para sustentabilidade, para economia, para área social e hoje estamos conversando sobre propostas do Paraná que possam ser agregadas ao Plano ABDE 2030, para que a gente possa buscar o fortalecimento das agências de fomento e bancos de desenvolvimento e todo o sistema, que tem importância muito grande para o desenvolvimento o país”.

Para o diretor- presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, que ocupa também uma cadeira na diretoria da ABDE, foi uma agenda importante, por ser o início de uma caminhada que abrangerá todos os estados. “O objetivo de fortalecer o Sistema é para dar uma condição para que outras instituições financeiras, especialmente as pequenas agências de fomento, possam também ter acesso a recursos internacionais, como vem sendo ofertado por alguns bancos multilaterais, como forma de oportunizar recursos com melhores condições em benefício de seu público, que é o pequeno empresário”, afirma Neves.

O presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski, recebeu os dirigentes da ABDE à tarde juntamente com o diretor administrativo Luiz Carlos Borges da Silveira. Lipski afirmou que a agenda itinerante da ABDE é um movimento importante para fortalecer o SNF e que há diversas discussões necessárias neste momento, inclusive a proposição de uma política tributária diferente para o sistema, principalmente para atender de forma diferenciada as agências de fomento e bancos de desenvolvimento do país.

Os dirigentes da ABDE também fizeram uma visita guiada no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, com a coordenadora Rafaela Tasca.
Os diretores de Operações do Setor Privado, Renato Maçaneiro, de Operações do Setor Público, Wellington Dalmaz, e de Mercado, Vinícius Rocha, da Fomento Paraná, também participaram da reunião com os dirigentes da ABDE. O diretor-presidente ainda convidou a presidente da ABDE para participar do Encontro Estadual de Agentes de Crédito, que deve ser realizado em novembro.

Mais notícias