publicações-rumo

Publicações

Notícias


Presidente da ABDE realiza visita institucional à GoiásFomento

Presidente da ABDE realiza visita institucional à GoiásFomento

9 de junho de 2022

A presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), Jeanette Lontra, realizou uma visita institucional à Agência de Fomento do Estado de Goiás (GoiásFomento) nesta quarta-feira (08/06). Ela estava acompanhada do secretário executivo da ABDE, José Luis Gordon, e do diretor da ABDE e presidente da Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná), Heraldo Neves, que foram recebidos pelo presidente da GoiásFomento, Eurípedes do Carmo, pelos diretores Administrativo e Financeiro, Lucas Fernandes, e de Operações, Fernando Freitas.

Jeanette Lontra, que também é presidente da Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul), afirmou que o objetivo da visita é conhecer melhor os anseios dos associados para saber o que pode ser feito para fortalecer ainda mais o Sistema Nacional de Fomento. A GoiásFomento é a terceira Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) associada à associação que ela visita. Já foram realizados encontros semelhantes no Paraná, junto ao Banco Regional de Desenvolvimento (BRDE) e à Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná).

A presidente falou sobre o Plano ABDE 2030, documento elaborado pela instituição e lançado em março deste ano, que sugere ações estratégicas para orientar o desenho de políticas de fomento voltadas ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), para a construção de um futuro mais sustentável e inclusivo.

“O Sistema Nacional de Fomento tem um papel importante nesse setor, porque na verdade somos nós que podemos financiar todos esses eventos que têm como principal foco os ODS”, destacou Jeanette. Como a ABDE tem uma capilaridade muito grande, devido aos seus associados, ela disse que isso contribuiu para levar a pauta da sustentabilidade dos ODS para todo o Brasil. 

Durante a visita, o presidente da GoiásFomento, Eurípedes do Carmo, ressaltou o papel desempenhado pela ABDE, de repassadora de informações, principalmente nas áreas de risco, novos negócios e retomada da economia. “A ABDE consegue nos nortear positivamente, no trabalho que temos feito, de forma assertiva aqui em Goiás”. Segundo ele, a visita da presidente da ABDE vem fortalecer a importância da Agência dentro do cenário das agências de fomento do país.

Fonte: Ascom/GoiásFomento

Mais notícias