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Pequenos negócios buscam mais créditos nas cooperativas

31 de março de 2014

As cooperativas de crédito estão se tornando uma opção atraente para pequenos negócios terem acesso a empréstimos e financiamentos. O volume de recursos e o total dessas operações negociados com micro e pequenas empresas cresceram proporcionalmente mais nas cooperativas de crédito do que no sistema bancário.

Entre 2012 e 2013, o aumento das operações via cooperativa de crédito foi de 23,8%, frente a 5,7% de alta nas demais instituições financeiras. Entre as 185 cooperativas participantes do projeto Fomento a Boas Práticas entre Cooperativas de Crédito, conduzido pelo Sebrae, o aumento foi ainda maior: 28,9%, segundo dados do Banco Central. 

No ano passado, as cooperativas de crédito responderam pelo aporte de R$ 9,5 bilhões para os pequenos negócios. Aquelas que contam com apoio do Sebrae registraram R$ 6,5 bilhões em saldo de operações de crédito do total negociado por elas com o segmento de pequeno porte. O atendimento diferenciado e o custo menor propiciado pelas cooperativas de crédito são fortes atrativos para micro e pequenas empresas.

“Com uma gestão voltada para a excelência, micro e pequenas empresas vêm conseguindo tornar o serviço financeiro um aliado estratégico na hora de expandir ou modernizar um determinado negócio”, diz Carlos Alberto dos Santos, diretor-técnico do Sebrae. Por outro lado, destacou, as cooperativas de crédito estão atuando de forma mais harmônica ao entender melhor como funcionam os pequenos negócios.

O Sebrae desenvolve há três anos o projeto Fomento a Boas Práticas entre Cooperativas de Crédito. A ideia é fortalecer a relação das cooperativas com micro e pequenas empresas ao facilitar o acesso a crédito, o que deve reflete em mais competitividade.

Isso tem sido feito por meio de intercâmbios técnicos para troca de conhecimento e verificação in loco de produtos, serviços, formas de gestão e governança. Feito esse diagnóstico, são implementadas medidas de adequação às necessidades dos micro e pequenas empreas. A iniciativa já beneficia mais de 200 mil pequenos negócios direta ou indiretamente.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias/ ASN

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