BLOG

O PAPEL do SNF NO FINANCIAMENTO E MODERNIZAÇÃO DE MUNICÍPIOS

26 de novembro de 2019 às 12:42
Compartilhe essa notícia

Para alcançar os parâmetros internacionais, o Brasil deve aumentar o investimento em infraestrutura nas próximas décadas. As instituições financeiras de desenvolvimento (IFDs) são capazes de viabilizar o financiamento e os mecanismos necessários para o desenvolvimento do setor, além de estruturar projetos e analisar riscos.

Atualmente, 50% das IFDs do SNF possuem linhas para financiamento de infraestrutura destinada a cidades, e uma das possibilidades para esse investimento é a modernização da máquina pública.

Para a reestruturação e a modernização da gestão municipal, o BNDES possui uma linha de crédito específica, a Finem – Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), que também é repassada a algumas das instituições do SNF. Entre outras iniciativas, desde 2004 foram aprovados três projetos para Rio Branco, no Acre. Os recursos totalizaram R$ 17,4 milhões a fim de organizar a gestão tributária, gestão da saúde e as instalações públicas do município.

Outro destaque são as linhas de crédito especiais para o setor público da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP), que investe em iniciativas como obras de pavimentação e recapeamento, modernização de iluminação pública, adequação e construção de distritos industriais, construção de centros de distribuição e abastecimento, entre outros. Nos últimos 10 anos, a agência desembolsou mais de R$ 574 milhões para 128 municípios realizarem projetos que melhoram a vida de seus cidadãos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *