publicações-rumo

Publicações

Notícias


Volume de crédito cresce 19% em 2011

31 de dezembro de 2011

O volume de crédito do sistema financeiro no Brasil chegou a R$ 2,029 trilhões no final do ano passado. Em 2011, o crédito cresceu 19%, uma redução do ritmo em relação a 2010, quando a expansão chegou a 20,6%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27/01), pelo Banco Central (BC).

Em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), o volume de crédito ficou em 49,1% em dezembro do ano passado, ante 45,2% em 2010.

Segundo o chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, em dezembro, o país registrou crescimento do volume de crédito em um ritmo um pouco maior do que em outros meses. A expansão mensal do saldo do crédito foi de 2,3%, no mês passado.

De acordo com Maciel, em 2011, houve dois momentos para a expansão dos empréstimos no país. “Até meados do segundo semestre em que a gente observava uma acomodação mais clara do crédito, refletindo os efeitos da política monetária [aumento da taxa básica de juros, a Selic, que serve de referência para as demais taxas] e as medidas macroprudencias [de restrição do crédito, adotadas em dezembro de 2010]”, disse.

No período final do ano, com a reversão parcial das medidas de restrição ao crédito e reduções na taxa Selic, houve uma mudança de “comportamento do crédito”. “A gente observou, no final do ano, uma evolução do crédito em ritmo mais acentuado, mas ainda dentro de ambiente de cautela que tem sido relatado pelos bancos”, acrescentou.

Fonte: Kelly Oliveira – Agência Brasil/ABr

Mais notícias