publicações-rumo

Publicações

Notícias


Valor Econômico destaca a atuação das instituições de fomento durante a pandemia

18 de setembro de 2020

Em reportagem publicada nesta quinta-feira (17/09), o jornal Valor Econômico destacou o aumento das operações das Instituições Financeiras de Desenvolvimento subnacionais com Micro, Pequenas e Médias Empresas no primeiro semestre deste ano, quando foi registrado uma alta de, em média, 118% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em valores nominais, foram repassados R$ 1,82 bilhão para as empresas de menor porte, segundo pesquisa realizada pela ABDE junto a seus associados.
O presidente da Associação, Sérgio Gusmão Suchodolski, afirmou que as instituições têm buscado diversificar suas fontes de recursos, por meio de alternativas como alternativas como a maior relação com agências internacionais de crédito e organismos multilaterais e com fundos garantidores. “É um momento de ressignificar os bancos de desenvolvimento e em modelo diferente do passado. Nossa prioridade é essa diversificação, ligada à agenda global”, disse Suchodolski, também presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas gerais (BDMG).
Na entrevista, o executivo também falou sobre temas-chave da atuação do Sistema Nacional de Fomento no momento, como a sustentabilidade e a estruturação de projetos de infraestrutura.
Confira a íntegra da reportagem clicando aqui.
 
Brics
Nessa sexta-feira (18/09), outra reportagem no mesmo jornal também destacou ações de instituições do SNF, dessa vez sobre a relação das organizações brasileiras com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o Banco do Brics. O texto cita as operações já aprovadas do banco multilateral com a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
O presidente da ABDE, que foi diretor-geral de Estratégia e Parcerias no NBD, foi ouvido pela reportagem “Banco do Brics deve anunciar novos sócios” e apontou o potencial do banco sediado em Xangai e as vantagens da expansão anunciada. A íntegra da reportagem pode ser acessada aqui.

Mais notícias