publicações-rumo

Publicações

Notícias


Rumos tem edição especial em comemoração dos 50 anos da ABDE

28 de maio de 2019

Meio século de realizações. A Associação Brasileira de Desenvolvimento chega aos 50 anos diante de novos desafios para apoiar o crescimento sustentável do país. Não poderia ser diferente, em 1969, a sociedade brasileira era outra, imagina viver sem computador, celular, redes sociais, só para ficar nas revoluções da área das comunicações, mas, mudou tudo, o modo de produção, de deslocamento, de relação interpessoal. Em nossa reportagem especial, mostramos o desenvolvimento brasileiro foi sendo moldado a partir de diferentes visões de mundo, tendo como pano de fundo todas essas transformações.
Nessa edição especial da revista Rumos contamos com artigos de ex-presidentes da ABDE e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, Hindemburgo Diniz e Marco Crocco, somadas às entrevistas com o também ex-presidente da instituição Jorge Freire Lins e o presidente do BNDES e do Conselho dos Associados da ABDE, Joaquim Levy e do especialista em desenvolvimento regional Clélio Campolina. Em reportagem com os parceiros internacionais do Sistema Nacional de Fomento, percebe-se a importância dessa rede em prol do desenvolvimento brasileiro alinhado às boas práticas internacionais.
Destaque ainda para os artigos do presidente do Sebrae, Carlos Melles, sobre as potencialidades das Empresa Simples de Crédito (ESC), do ex-ministro Delfim Netto, sobre desemprego, do diretor do Bancoob, Ênio  Meinen, a respeito da força do cooperativismo financeiro e do professor de economia Orlando Martinelli, que discute a relação entre recursos naturais e desenvolvimento.
A maturidade conferida por esses 50 anos à ABDE lhe permite olhar para o passado com orgulho do caminho trilhado, mas sinaliza a enorme responsabilidade de manter vivo o espírito do desenvolvimento brasileiro capitaneado pelo Sistema Nacional de Fomento. Parabéns a todos que participaram dessa trajetória e que compartilham o sonho de um Brasil desenvolvido.
Agradecimentos especiais também aos apoiadores dessa edição: AgeRio, AGN, Badesc, Badesul, Bancoob, BDMG, BNDES, BRDE, Fomento Paraná e Sebrae.

Mais notícias