publicações-rumo

Publicações

Notícias


Portal do Empreendedor reúne linhas de crédito para MEI e pequenos negócios

9 de abril de 2020

O Portal do Empreendedor, vinculado ao Ministério da Economia, está possibilitando acesso digital a produtos e serviços financeiros para Microempreendedores Individuais (MEI) e Micro e Pequenas Empresas (MPE), ofertados por diversas instituições financeiras, entre elas os membros do Sistema Nacional de Fomento, associados à ABDE. A iniciativa faz parte do programa de simplificação do acesso digital a produtos e serviços financeiros para o MEI e MPE (Programa Crédito).
Nesta quinta-feira (09/04), as Instituições Financeiras de Desenvolvimento participaram de uma videoconferência organizada pela ABDE, que contou com a participação da secretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Antonia Martins, do coordenador de Empreendedorismo e Artesanato do ministério, Fabio Pereira Silva, e do analista do Banco Central, Paulo Soares. No encontro, foram apresentados os objetivos do programa e o passo a passo para o cadastro no portal.
No site, é possível ao empreendedor realizar sua formalização como MEI e também acessar informações sobre serviços como parcelamentos, pagamentos e declarações. O destaque principal, especialmente neste momento, é a possibilidade de solicitação de crédito e serviços financeiros nas instituições participantes – agências de fomento, bancos de desenvolvimento, bancos cooperativos, entre outras.
O programa do governo federal busca simplificar o processo de obtenção de produtos e serviços financeiros junto aos bancos em operação no país, com a desburocratização da relação entre o microempreendedor individual e o sistema bancário. As instituições financeiras interessadas devem fazer o cadastramento junto ao Ministério da Economia.
Por meio do Portal do Empreendedor, o MEI ou a MPE elabora uma solicitação de produtos e serviços financeiros, indicando que tipo de solução precisa para seu negócio. Esta solicitação é encaminhada eletronicamente para as instituições financeiras selecionadas pelo empreendedor. Junto à solicitação, a instituição financeira também receberá os dados e documentos do empreendedor, que facilitarão e agilizarão o processo de análise do pedido. Se a solicitação for aprovada, a instituição entra em contato diretamente com o empreendedor, com as orientações para a assinatura do contrato.
O site está disponível no endereço: www.portaldoempreendedor.gov.br

Mais notícias