publicações-rumo

Publicações

Notícias


Linha de crédito favorecerá o desenvolvimento na zona rural de Boa Vista

28 de janeiro de 2021

A Agência de Fomento do Estado de Roraima (Desenvolve Roraima) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) visitaram o Projeto Passarão II, localizado na região da Serra da Moça, zona rural de Boa Vista, com o objetivo de facilitar o acesso à assistência técnica e crédito financeiro para micro e pequenos produtores rurais.
Nesta primeira visita, que aconteceu na manhã do último dia 26/01, as equipes conheceram as propriedades, as variedades de culturas agrícolas que os produtores têm intenção de cultivar e fizeram o levantamento das principais necessidades para o desenvolvimento da região.
O Diretor de Crédito da Desenvolve Roraima, Mgleide Batista Carneiro, explicou aos produtores sobre a importância de fortalecer o campo, oportunizando a geração de emprego e renda através do incentivo à produção e comercialização agrícola.
De acordo com Carneiro, “o que está sendo iniciado aqui é uma determinação do governo do estado, que sabe que fomentar a agricultura familiar, através do crédito orientado, é um meio de produzir alimentos saudáveis, gerar renda e elevar a qualidade de vida do produtor”.
A infraestrutura do Passarão II não está completa, conforme explicou Carla Cristina Rocha, presidente da Associação dos Produtores, Agricultores, Rurais, Extrativistas e Minerais do Estado de Roraima (Aparemurr), ainda falta solução definitiva para a água, mas “já temos energia elétrica distribuída e com o apoio do governo na parte de assistência técnica e incentivo ao crédito, poderemos viabilizar a produção da agricultura familiar”.
Segundo o produtor Israel Barroso, a maior dificuldade é irrigar a terra, especialmente “porque graviola, acerola e goiaba que eu quero [produzir] exigem muita água e aqui é muito seco”, e complementa “solucionando a irrigação, eu começo a ir atrás de como resolver pra vender a produção, mas primeiro eu tenho que resolver a questão da água”.
Para dona Eulália da Silva Pereira, produtora, a presença da Desenvolve Roraima e da Seapa motiva e fortalece os produtores da região, que “precisam de ajuda para poder ter crescimento, porque todos querem trabalhar, mas não tem como fazer tudo só, é importante ter investimento”.
Durante a visita, foi explicado aos produtores a dinâmica do programa Agro em Campo que visa avaliar e atender às demandas do produtor, prestando assistência técnica, orientação de produção, regularização fundiária e possibilitando o acesso ao crédito de maneira consciente e responsável.
Fonte: Ascom/Desenvolve Roraima

Mais notícias