publicações-rumo

Publicações

Notícias


Instituições de Fomento participam de plano para exportação

31 de dezembro de 2011

Representantes de 14 entidades nacionais relacionadas ao comércio exterior, dentre elas instituições financeiras de fomento, se reuniram, nesta segunda-feira, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para trabalhar na consolidação de mapas estratégicos e planos de ação para 22 estados, previsto no Plano Nacional da Cultura Exportadora 2012-2015.

A elaboração do plano foi uma iniciativa do ministro Fernando Pimentel, apresentada em encontro com os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, em abril de 2011.

No ano passado, foram definidos objetivos, eixos de atuação, estratégia e metodologia do plano. Foi ainda colocada à disposição dos governos estaduais uma matriz consolidada de 99 ações e projetos, oferecidos por essas entidades, que começam a ser implementados em abril deste ano.
 
A reunião foi presidida pela secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Lacerda Prazeres, que avaliou que “o plano é um exercício inédito no Brasil para que os estados aumentem as suas exportações”. Ela destacou ainda que um dos principais objetivos é melhorar a distribuição dos estados na pauta exportadora brasileira. Atualmente, metade dos estados tem uma participação inferior a 1% no volume total exportado pelo país.

Durante a reunião, as 14 instituições tomaram conhecimento dos últimos ajustes nas propostas dos estados e foram informadas sobre as últimas pendências. Em março, uma nova reunião será realizada, desta vez entre os representantes das entidades nacionais e dos estados.

Os estados com propostas consolidadas no Plano Nacional da Cultura Exportadora são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.  

As 14 entidades nacionais envolvidas no Plano Nacional da Cultura Exportadora são:
– Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex Brasil),
– Banco da Amazônia (Basa),
– Banco do Brasil,
– Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES),
– Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE),
– Caixa Econômica Federal,
– Confederação Nacional da Indústria (CNI),
– Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT),
– Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),
– Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC),
– Organização das Cooperativas do Brasil (OCB),
– Serviço Brasileiro de Apoio das Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),
– Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac),
– Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
– Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Fonte: Assessoria de Comunicação/Mdic

Mais notícias