publicações-rumo

Publicações

Notícias


Gustavo Montezano toma posse na presidência do BNDES

16 de julho de 2019

O economista Gustavo Montezano foi empossado presidente do BNDES, nessa terça-feira (16/7), em solenidade em Brasília, com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do 2º vice-presidente da ABDE e diretor do Banco do Brasil, Ênio Mathias Ferreira, dentre outras autoridades. Em seu discurso, Montezano frisou que irá trabalhar para buscar mais desenvolvimento e “menos banco” e estabeleceu cinco ações prioritárias, dentre elas a devolução dos recursos da União, a ampliação da prestação de serviços e o estabelecimento de planos de ação trianual com metas claras.
O objetivo da nova gestão, segundo Montezano, é concentrar as atividades da instituição em projetos de impacto social, como privatizações, investimentos em infraestrutura e saneamento básico e na reestruturação fiscal de estados e municípios. “O novo BNDES será um banco de serviço do Estado brasileiro, ajudando o Estado em privatizações, concessões, desinvestimento e ajudando o gestor público a respirar suas finanças”, disse.
Montezano disse ainda que o foco não será o lucro, mas sim a sustentabilidade financeira da instituição, e que o banco não deverá competir com o setor privado, mas ser complementar à economia privada. “O BNDES está preparado para cumprir sua missão e, a partir de hoje, o alinhamento do banco com o governo federal é total. Nós seremos o braço operacional da execução da política pública ao longo desse mandato”, disse.
 
Perfil
Montezano tem 38 anos, é mestre em economia pela Faculdade de Economia e Finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) do Rio de Janeiro e graduado em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia. Ele substituirá o economista Joaquim Levy, que deixou o cargo no dia 16 de junho. Quando foi convidado, no mês passado, pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para presidir o banco de fomento, Montezano ocupava a Secretaria-adjunta da Secretaria Especial de Desestatização, Desinvestimento e Mercados.
O nome de Montezano foi aprovado pelo Conselho de Administração do BNDES no dia 3 de julho e, na semana passada, anunciou a nova diretoria.

Mais notícias