NOTÍCIAS

GoiásFomento integra Caravana da Retomada na cidade de Americano do Brasil

12 de fevereiro de 2021 às 11:28
Compartilhe essa notícia

A Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) participou, nesta quinta-feira (11/02), da Caravana da Retomada, do Governo Estadual, na cidade de Americano do Brasil, no Oeste Goiano. O evento foi realizado das 9h às 17h, na sede da Câmara Municipal, e atraiu grande número de pessoas. Na oportunidade, técnicos da instituição financeira divulgaram as linhas de crédito disponíveis e orientaram os empreendedores locais sobre como abrir ou fortalecer seus negócios, principalmente neste momento de dificuldades econômicas impostas pela pandemia.

Por meio da Secretaria de Estado da Retomada e do Gabinete de Políticas Sociais e em parceria com outros órgãos estaduais e entidades de classe, o Governo de Goiás vem promovendo a Caravana da Retomada Econômica e Social nos municípios goianos. O objetivo é fazer o mapeamento dos municípios, por meio da aplicação de questionários e visita técnica, para dialogar com os atores locais, visando promover a geração de emprego e renda e fortalecer a economia local.

Empréstimo 

O produtor rural José Vaz de Medeiros foi um dos empreendedores atendidos pela GoiásFomento durante a realização da Caravana em Americano do Brasil. Ele estava em busca de informações sobre como obter um empréstimo para comprar um trator destinado ao trabalho de limpeza dos galpões de seus aviários. Ele contou que é produtor integrado da SuperFrango, e cria uma média de 120 mil frangos a cada 60/65 dias, em quatro aviários. “Acho que (o empréstimo) vai dar certo”, relatou, depois de conseguir todas as informações com a atendente da agência.

O gerente de Prospecção de Negócios da GoiásFomento, Hudson Marçal, que atuou no atendimento ao público na caravana, observou a grande procura pela agência durante o evento. “Realmente o pessoal se atentou, a demanda é muito grande e o município está em alerta para o empreendedorismo e para o empreendedor”, afirmou.

Segundo o gerente, o propósito da GoiásFomento é mostrar o caminho para os micro e pequenos empreendedores, de forma que eles possam avançar com seus sonhos e projetos, e a cada dia encontrar a melhor direção, em tempos de pandemia. Acrescentou que os empreendedores locais estavam saindo animados do evento e entendendo a necessidade desse apoio da agência, para “que possam crescer e se desenvolver nos seus horizontes”.

Desenvolvimento 

O prefeito de Americano do Brasil, Moretson da Silva Borges, externou sua satisfação, e a dos vereadores, pelo fato do município receber a Caravana da Retomada. “Quero agradecer ao Governo de Goiás por nos proporcionar esse dia maravilhoso, recebendo a Caravana da Retomada juntamente com outros órgãos do Estado, que estão aqui para poder ouvir o nosso povo, ouvir os nossos pequenos empresários e, assim, buscarmos juntos solução para o desenvolvimento de nossa cidade”, declarou.

Conforme disse o prefeito, no momento, a maior demanda da cidade de Americano do Brasil é a geração de empregos. “Nós temos aqui um número muito grande de desempregados. O governo está no caminho correto, levando os recursos necessários para que nossa cidade possa fazer uma retomada, após essa pandemia da Covid-19, e nossos empresários possam voltar à normalidade”, destacou.

Levantamento 

A gerente de Avaliações e Informações da Secretaria da Retomada, Suelen Mara de Lima Couto, disse que a Caravana da Retomada foi criada para que o Governo do Estado conheça melhor a realidade das cidades. Explicou que, antes de chegar à cidade é feito um pré-diagnóstico, chamado de Raio X, um levantamento dos dados socioeconômicos da região. Com esses dados em mãos, os técnicos governamentais vão até à cidade para conversar com o pessoal do comércio, do artesanato, de cooperativas e produtores rurais, para saber suas demandas e o que pode ser feito no sentido de apoiá-los e assim melhorar a economia local.

Suelen Mara avaliou que o evento em Americano do Brasil foi muito “satisfatório”, porque as pessoas, de fato, levaram suas demandas, falaram quais os negócios que querem abrir, e procuraram se informar quais são as linhas de crédito disponíveis, através da GoiásFomento, para abrir seus negócios. Ressaltou que foram feitas muitas solicitações, para as quais será possível fazer o encaminhamento. Entre as demandas, lembrou que algumas foram atendidas imediatamente pela agência de fomento, que foi a apresentação de linhas de crédito.

Agenda 

A Caravana da Retomada Econômica e Social já foi realizada nas cidades de Pirenópolis, Uirapuru, Novo Gama e Americano do Brasil. Ainda neste mês, ela irá à cidade de Piranhas. Em março, serão atendidas as seguintes localidades: Monte Alegre de Goiás, Teresina de Goiás, São Miguel do Araguaia, Israelândia, Colinas de Goiás e Alto Paraíso.

Fonte: Ascom/GoiásFomento