NOTÍCIAS

Fomento Paraná inicia operações com fundo de aval do Sebrae no microcrédito

19 de julho de 2021 às 9:55
Compartilhe essa notícia

A Fomento Paraná formalizou na semana passada uma parceria com o Sebrae para utilizar o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) como garantia nas operações de microcrédito contratadas pela instituição em todo o estado. A medida vai facilitar e ampliar o acesso ao crédito da instituição para micro e pequenos empreendedores. O Fampe será usado para garantir até 80% do valor contratado em empréstimos e financiamentos de até R$ 20 mil para empreendimentos formalizados como Microempreendedor Individual (MEI) ou Microempresa, sempre mediante análise de crédito da Fomento Paraná.

Segundo o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, o Sebrae é um grande parceiro em diversas ações, por meio das salas do empreendedor, na capacitação de agentes de crédito e mesmo na orientação e capacitação de empreendedores. E a nova parceria vai proporcionar uma alternativa importante no quesito garantia, que é um entrave para grande parte dos empreendedores.

“A Fomento Paraná sempre trabalhou com o avalista como garantia no microcrédito, mas vínhamos percebendo especialmente nas pequenas cidades, que estava chegando ao limite de opções de aval”, afirma Neves. “Em algumas regiões existe até uma resistência cultural, que agora esperamos vencer a partir da implantação do Fampe. É uma alternativa de garantia que vai contribuir com os projetos de milhares de empreendedores e suas famílias.”

De acordo com as condições de alavancagem permitidas, a instituição estima que poderá contratar até R$ 48 milhões de reais em operações de microcrédito com aval do Fampe, o que pode beneficiar mais de 4.500 empreendimentos.

Para se habilitar ao uso do Fampe como garantia nas operações, além de ter o empreendimento formalizado, como MEI ou Microempresa, os empreendedores devem submeter a proposta a uma análise prévia da Fomento Paraná e também receberão orientação e acompanhamento do Sebrae no pré e pós-crédito. O Sebrae atuará como uma assessoria técnica e gerencial para melhor aplicação do crédito, visando à competitividade dos empreendimentos beneficiados.

“Mais do que fornecer acesso ao crédito, é importante orientar o empreendedor para que esses recursos contribuam para uma gestão equilibrada de sua empresa. Para isso, o Sebrae/PR tem o Programa de Crédito Assistido, que consiste em um acompanhamento do cliente que contrata uma operação de crédito contando com o Fundo Garantidor. Por meio de orientação, capacitação e consultorias, o empresário tem acesso a mais esse auxílio para gerir melhor o seu fluxo de caixa e evitar a inadimplência”, explica Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR.

A contratação do Fampe é opcional e tem um custo para o empreendedor, que varia de acordo com o prazo da operação. Na Fomento Paraná esse valor será descontado do total do crédito, no ato da liberação. A opção do aval de terceiros, que não tem custos diretos ao tomador, continuará disponível na instituição.

Para mais informações, acesse o portal da instituição no endereço www.fomento.pr.gov.br/ microcredito, onde são apresentadas as condições de taxas, prazos, garantias, documentos e o acesso ao sistema para cadastrar as propostas.

ASCOM/Fomento Paraná