publicações-rumo

Publicações

Notícias


Fomento Paraná é parceira em projeto que leva energia fotovoltaica às escolas municipais

11 de setembro de 2019

A Fomento Paraná, o Paranacidade e o Green Building Council Brasil (GBC BR) assinaram, na terça-feira (03/09), um Memorando de Entendimento, juntamente com o secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega, para transformar as escolas municipais de todo o Estado em geradoras de energia elétrica fotovoltaica e qualificá-las para alcançar a condição de consumo zero de energia de origem externa.
Na primeira etapa, o projeto, que irá beneficiar cerca de 4 mil escolas existentes nos 399 municípios paranaenses, disponibilizará, por meio da Fomento Paraná, R$ 30 milhões do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM), para que as prefeitura realizem as mudanças.
O secretário Ortega destacou a integração dos diferentes órgãos do Governo do Estado para viabilizar a iniciativa. “O Governo deve unir esforços, atuar em conjunto com a sociedade e, assim, inovar e promover as melhorias na vida da população”, enfatizou.
O diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Wellington Dalmaz, destacou a importância social da iniciativa. Para ele, começar a mudança pelas escolas colocará as crianças não apenas em contato com novas tecnologias, mas principalmente com conceitos da importância de economizar energia e também da sustentabilidade.
“As crianças conhecerão os ‘edifícios verdes’, verão os benefícios na prática e atuarão como multiplicadoras. Primeiro, ao levar para as suas famílias a cultura de que o mundo sustentável é possível. Depois, quando adultas, já tomarão as suas decisões dentro desse critério”, disse Dalmaz.
IMPLANTAÇÃO – O processo terá início com a Copel que, por meio do Programa de Eficiência Energética, vai viabilizar a análise das necessidades de energia de cada unidade e a substituição dos elementos atuais por alternativas mais econômicas, como lâmpadas LED, ou promover adequações nos sistemas de ar-condicionado.
Após o consumo mínimo ser alcançado, começará a elaboração do Projeto para a Geração de Energia Fotovoltaica, pelo Green Building Council Brasil,  organização internacional que atua implantação e certificação de projetos de eficiência energética, sob encomenda das prefeituras. Com o projeto, o poder municipal encaminhará, via Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, a solicitação de recursos à Fomento Paraná.
Caberá ao Paranacidade o encaminhamento, apoio técnico e fiscalização de todo o processo. Ao final, o GBC BR fará a certificação da economia alcançada. “A evolução tecnológica nos permite prever a possibilidade de alcançarmos o índice de energia zero”, disse o diretor executivo do CBC BR, Felipe Faria.
Fonte: Fomento Paraná
 
 
 
 
 

Mais notícias