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Fomento Paraná bate novo recorde em contratações de microcrédito

28 de setembro de 2021

A Agência de Fomento do Paraná (Fomento Paraná) bateu um recorde em operações de microcrédito em agosto. Foram 1.016 contratos, totalizando R$ 11,5 milhões liberados para empreendimentos localizados em 195 municípios paranaenses em um único mês. Essa linha de crédito atende microempresas, microempreendedores individuais e empreendedores informais.
No ano, o microcrédito já soma R$ 45 milhões em contratações. É outra marca inédita, que supera em 25% a média de contratações registrada nos últimos seis anos para o período de janeiro a agosto, que é de R$ 33,7 milhões. O diretor-presidente da instituição, Heraldo Neves, destaca a importância do microcrédito para o crescimento da carteira ativa de crédito da instituição. 
“É um volume expressivo de recursos que a Fomento Paraná vem colocando na economia estadual, e que deve fazer a diferença na vida do empreendedor, especialmente para apoiar os pequenos negócios, neste momento em que todos se movimentam para aproveitar oportunidades na retomada da atividade econômica no pós-pandemia”, afirma Heraldo Neves.
Na avaliação do diretor de Operações do Setor Privado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro, o bom desempenho é reflexo da alteração das condições ofertadas e de inovações implantadas nos últimos meses em processamento e análise de crédito, para melhor atender as demandas do pequeno empresário, que precisa ter acesso a novos recursos para se recuperar dos impactos da pandemia.
Um passo fundamental para esse objetivo é a ampliação e consolidação de parcerias, como a que permitiu a implantação do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), em conjunto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O fundo é uma alternativa de garantia para tomada de crédito e já contribui significativamente com o aumento das contratações no microcrédito.
Presença digital e agilidade
No último ano, a atuação da Fomento Paraná cresceu consideravelmente nas cidades do interior, consequência de um esforço que passa por capacitação de agentes, contato mais próximo com gestores municipais e a digitalização de uma série de processos, que antes só podiam ser feitos presencialmente, ou por meio do correio.
Hoje, mesmo que não haja um ponto de atendimento da Fomento Paraná na cidade onde o empreendedor reside, é possível solicitar crédito. “Antes, nossa atuação era restrita à sede, em Curitiba, e às cidades que contavam com representantes nossos, em municípios parceiros. Graças ao desenvolvimento de nossa plataforma digital, agora não é mais assim”, explica o coordenador de Atendimento ao Cliente, Moacir Cardoso.
Josiane Duarte, proprietária de uma loja de roupas em Piraquara, procurou crédito na Fomento Paraná em agosto, e em dez dias recebeu o financiamento. “Foi prático e rápido, quando vi o dinheiro estava na conta. A única coisa que me pediram foi um avalista, pelo meu pouco tempo de MEI, mas foi bem ágil”, afirma. E segundo ela, tudo aconteceu sem papelada e burocracia.
Josiane se preparava para dar um passo importante no negócio que, enfim, ganhava um ponto de vendas físico, no entanto, faltava capital de giro. “Eu tinha investido todo o dinheiro nas roupas”, relata a lojista. Com o crédito em mãos, ela se mostra mais tranquila. “Estou com toda a esperança de que possa crescer. As minhas perspectivas são as melhores, mesmo com a crise. Eu sei que o começo é sempre difícil, mas vai dar tudo certo. Essa é uma loja de vitória”, conclui.
Fonte: Ascom/ Fomento Paraná

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