NOTÍCIAS

Faturamento das micro e pequenas empresas aumenta em 2011

31 de dezembro de 2011 às 0:00
Compartilhe essa notícia

O faturamento real das micro e pequenas (MPEs) empresas aumentou 4,3% de janeiro a novembro de 2011, de acordo com a pesquisa Indicadores Sebrae-SP, divulgada nesta segunda-feira (16/01). Também em novembro do ano passado, houve aumento de 6,1% na comparação com o mesmo mês de 2010.

De acordo com o levantamento, o setor de serviços teve alta de 13,5% no faturamento, em relação à novembro de 2010. O comércio foi o setor que menos cresceu, embora tenha tido aumento de 2,3%.

Outra conclusão foi que os micro e pequenos empresários paulistas estão otimistas quanto ao ano de 2012. Dos proprietários de MPEs, 31% acreditam que terão aumento no faturamento em 2012, 50% acham que manterão a receita e apenas 7% esperam queda no faturamento real.

De acordo com o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP), Bruno Caetano, as micro e pequenas empresas tendem a acompanhar o ritmo de crescimento na economia do país. “Considerando as características das MPEs, que vendem principalmente para o consumidor, no mercado interno, a evolução da ocupação e da renda na economia deverão influenciar, de maneira relevante, o desempenho das MPEs em 2012”, disse.

A pesquisa é feita todos os meses pelo Sebrae-SP, com apoio da Fundação Seade. Em novembro, participaram do levantamento 2.716 micro e pequenas empresas dos setores de comércio (57% do universo das MPEs paulistas no setor), serviços (32%) e indústria de transformação (11%). Em todo o estado, são mais de 1,3 milhão de empresas nos três setores.

Fonte: Lana Cristina – Agência Brasil/ ABr

Foto: Monika Leon/SXC