NOTÍCIAS

Estudo “Apoio às MPMEs na crise da COVID-19”, realizado por ABDE e BID, está disponível para download

13 de julho de 2021 às 17:26
Compartilhe essa notícia

Está disponível para consulta e download, no site do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a monografia “Apoio às MPMEs na crise da COVID-19: desafios do financiamento para resiliência e recuperação”, coordenada por ABDE e BID, e lançada durante webinar realizado em abril de 2021.

O estudo analisa o impacto da pandemia da Covid-19 nas micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras, e o papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) para a implementação de medidas visando ao aumento da resiliência e à recuperação do segmento. De acordo com os autores, a crise econômica atingiu as MPMEs brasileiras em situação ainda mais delicada do que usualmente se reconhece. A participação expressivamente menor do segmento no total da carteira de crédito do sistema financeiro nacional, o percentual mais alto em modalidades de crédito inapropriadas e as taxas de juros e de inadimplência mais elevadas se combinaram com a piora abrupta e acentuada na percepção de risco das instituições financeiras e causaram, de imediato, “empoçamento” de recursos para empresas de menor porte, a despeito dos esforços governamentais no relaxamento da política monetária e no estabelecimento de linhas de crédito com recursos fiscais.

Por outro lado, o estudo registra que a ação contracíclica das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs), integrantes do SNF, foi de grande relevância para atender às necessidades das MPMEs e possibilitar alternativas que viabilizassem a destinação adequada dos recursos, em condições apropriadas. A monografia identifica a importância de que o SNF apoie negócios de menor porte com potencial de crescimento e encadeamento em cadeias mais dinâmicas, tendo em conta seu mandato institucional, a importância das MPMEs em termos de geração de postos de trabalho e renda, e a busca por níveis mais elevados de produtividade.

A publicação defende ainda a necessidade de foco e coordenação entre os programas oficiais adotados, de forma a equacionar os dilemas entre vulnerabilidade e viabilidade no financiamento às MPMEs, provendo alternativas que aliem as necessidades emergenciais de recuperação à promoção do aumento da produtividade e da resiliência do segmento a futuras crise.

Veja a monografia completa clicando aqui: https://publications.iadb.org/pt/apoio-mpmes-na-crise-da-covid-19-desafios-do-financiamento-para-resiliencia-e-recuperacao