publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenvolve SP financia ônibus elétrico híbrido com tecnologia 100% nacional

1 de outubro de 2019

Pouco mais de um ano após a aprovação de financiamento do projeto junto à Desenvolve SP, a fabricante de ônibus Eletra, pioneira no desenvolvimento de tecnologia de tração elétrica no Brasil, lançou na terça-feira (24/09), durante o Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana (Arena ANTP),  um ônibus elétrico híbrido com tecnologia 100% brasileira.
“A Desenvolve SP se orgulha de financiar projetos que promovam a inovação e sustentabilidade no estado. Agora o transporte público urbano tem uma opção, totalmente nacional, para emitir menos poluentes e, assim, melhorar a qualidade de vida do nossos cidadãos”, afirma o presidente da agência de fomento, Nelson de Souza.
Inovação
O Ônibus Elétrico Híbrido DualBus 15m é um veículo de tração elétrica alimentado por duas fontes de energia – banco de baterias e grupo motor-gerador a diesel ou a biocombustível – que podem operar em modo conjunto ou independente. A tecnologia permite que um GPS desligue o grupo gerador quando entrar em uma área de zero emissão de poluentes, por exemplo.
Essas áreas de restrições são tendência no mundo todo. No município de São Paulo a Lei Municipal nº 16.802, de 2018, estabeleceu que os veículos que atendem o transporte público devem reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) em 50% no prazo de 10 anos e 100%, em 20 anos.
O veículo foi projetado para atender o mercado de ônibus urbano da América Latina e seus componentes: chassi, carroceria, motor elétrico e, principalmente, baterias, estão disponíveis no Brasil e garantidos por empresas com estrutura de assistência técnica em todo o continente latino-americano.
A Desenvolve SP possui diversas linhas de crédito dentre as quais as que financiam projetos de inovação e sustentáveis com juros competitivos e longos prazos para pagar. Além disso, possui Fundos Garantidores que auxiliam a micro, pequenas e médias empresas, que não possuem garantias reais, a viabilizarem as operações de crédito.
Fonte: Desenvolve SP 

Mais notícias