publicações-rumo

Publicações

Notícias


Desenvolve fecha parceria para apoiar agricultura familiar

29 de fevereiro de 2012

Com o objetivo de conhecer a oferta e a demanda de produtos agrícolas da região da Costa dos Corais, a Agência de Fomento de Alagoas (Desenvolve) e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) trabalham na organização da agricultura familiar da região, com o intuito de gerar desenvolvimento aliado ao potencial turístico com a comercialização dos produtos demandados.

Foi com este propósito que representantes das duas instituições se reuniram, na quarta-feira (21/03), com empresários e produtores da agricultura familiar de Japaratinga. Na ocasião, foi apresentado o nível de procura e oferta dos alimentos cultivados no município.

O programa, coordenado pela Desenvolve em parceria com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem como objetivo identificar os produtores de alimentos da agricultura familiar e os empreendimentos turísticos da região, para a promoção de rodadas de negociação entre os dois lados do mercado.

Para a analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, é muito importante a participação dos agricultores neste projeto, junto aos empresários da região. “As ações integradas irão unir as necessidades da produção e da comercialização de alimentos de forma sustentada, seguindo as demandas do empresariado local”, ressaltou.

Patrícia Toledo também explicou como será feito o trabalho dos agricultores. “Eles vão se organizar em uma associação para dar início ao planejamento produtivo de suas plantações e, após isso, irão disponibilizar seus produtos para o mercado consumidor”, disse.

De acordo com a analista, até o final do projeto é esperado que 13 prefeituras e 60 famílias da região sejam atingidas com o programa. “Ao todo, serão beneficiadas mais de 1200 pessoas, cooperativas rurais, hotéis, bares, restaurantes e pousadas, por meio de uma oferta e procura adequada para todos”, destacou.

Além de representantes da Desenvolve e do Ibam, estiveram presentes na reunião, agricultores, empresários da Associação de Empreendedores de Japaratinga em Turismo (Aejatur), da Associação dos Hotéis, Pousadas e Trade Turístico do Litoral Norte do Estado de Alagoas (Ahmaja), secretários municipais de Japaratinga, e representantes da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri).

 Fonte: Assessoria de Comunicação/Desenvolve

Mais notícias