publicações-rumo

Publicações

Notícias


Covid-19: BDMG prorroga condições de crédito facilitadas para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres

24 de abril de 2020

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) anunciou a prorrogação de condições especiais de financiamento na linha de crédito Empreendedoras de Minas, voltada para micro e pequenas empresas lideradas por mulheres. As taxas de juros iniciais, reduzidas a somente 0,80% ao mês e válidas, antes, somente em março (“Mês da Mulher”), agora passam a vigorar até 30 de junho. O prazo de carência dobrou de três meses para seis meses, sendo que o financiamento pode ser pago em até 48 parcelas fixas. A iniciativa é uma das ações do banco para minimizar os impactos socioeconômicos da pandemia de Covid-19.
Podem acessar ao crédito empresas mineiras com participação societária feminina igual superior a 50% do capital social, há pelo menos seis meses. “Estas condições mais acessíveis reforçam o empenho do BDMG em apoiar o empreendedorismo feminino em Minas neste momento de desafios causado pela pandemia. Queremos estimular ainda mais as oportunidades de igualdade de gênero em nossa sociedade, alinhando o perfil de nossos financiamentos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU”, afirma o presidente do BDMG, Sergio Gusmão.
A iniciativa vai ao encontro da declaração, dada neste mês, por Phumzile Mlambo-Ngcuka, vice-secretária geral da ONU. Ela chegou a afirmar que  “(…) linhas de ajuda para mulheres devem ser consideradas um serviço essencial para todos os países, com financiamento  específico e amplos esforços para aumentar a conscientização sobre sua disponibilidade”. A vice-secretária geral, que também é diretora executiva da ONU Mulheres, destacou ainda a situação das pequenas empresas: “(…) essas empresas estão sofrendo e precisam de suporte econômico, mas as empresas chefiadas por mulheres têm menos capacidade financeira para lidar com a crise e obter autofinanciamento”, afirmou.
Para fazer a contratação do crédito, as empreendedoras podem fazer uma simulação de forma ágil e sem burocracia por meio da plataforma BDMG Digital, disponível no site do banco: www.bdmg.mg.gov.br, ou procurar os diversos correspondentes bancários do banco presentes em todas as regiões do estado.
Contexto maior
Esta ação se agrega ao plano anunciado pelo governo de Minas Gerais, em 8 de abril, de apoio ao micro e pequeno empreendedor mineiro, por meio do BDMG, em tempos de Covid-19. Estão previstos desembolsos da ordem de R$ 1,1 bilhão para o segmento, em 2020. Entre  as ações anunciadas, estão a possibilidade de renegociação de dívidas de clientes adimplentes com o banco; a redução dos juros para micro e pequenas empresas, em geral; a agilização de processos (dispensa de documentos) e a ampliação em R$ 100 milhões do limite de crédito disponível via Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), do BNDES. Ainda no contexto da Covid-19, o BDMG também anunciou condições de crédito facilitadas especialmente para os setores de saúde e turismo.
Fonte: Ascom/BDMG

Mais notícias