publicações-rumo

Publicações

Notícias


Estadão destaca publicação do LAB sobre empréstimos para PMEs via debt crowdfunding

25 de setembro de 2020

Em seu blog no portal Estadão, o empreendedor Felipe Matos destacou a publicação do modelo de contrato de investimento coletivo para emissão em plataformas digitais, feito pelo Laboratório de Inovação Financeira (LAB), que é um fórum de interação multissetorial, criado pela ABDE, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que, em parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, reúne representantes do governo e da sociedade para promover as finanças sustentáveis no país.
Na matéria, o especialista explica a modalidade de crowdfunding para o financiamento coletivo de projetos via internet, ressaltando a possibilidade de que as startups emitam títulos de dívida não conversíveis, em que o capital levantado é pago de volta aos investidores com acréscimo de juros. “Com a pandemia, muitas startups e PMEs tem tido dificuldades em levantar capital através do sistema de crédito bancário. Ao mesmo tempo, com taxas de juros cada vez mais reduzidas no país, investidores vêm buscando melhores alternativas para suas aplicações. É aí que entra o empréstimo por crowdfunding, ou debt crowdfunding. Por essa modalidade, empresas podem emitir títulos de dívida e levantar recursos via internet com pessoas físicas interessadas em investir”, escreveu o empreendedor.
Essa publicação do LAB busca oferecer uma referência para a constituição de instrumentos de dívida (não conversíveis) que preservem características de valor mobiliário, visando fomentar as ofertas públicas de distribuição de valores mobiliários por meio de plataformas eletrônicas de investimento participativo.
Confira a matéria completa aqui.
Saiba mais sobre a publicação: LAB lança publicação sobre crowdfunding de investimento

Mais notícias