publicações-rumo

Publicações

Notícias


Caminhos da Retomada: Webinar marca o lançamento do 2º Caderno Temático com artigos do Prêmio ABDE-BID

2 de outubro de 2020

A ABDE promoveu, nesta sexta-feira (02/10), mais um webinar do ciclo de debates Caminhos da Retomada, com o tema “Financiamento ao desenvolvimento sustentável”. Transmitido ao vivo no canal da Associação no Youtube, a live foi também foi marcada pelo lançamento do 2º Caderno Temático com artigos selecionados do Prêmio ABDE-BID.
Participaram do debate os pesquisadores Cinthia Bechelaine, Luis Paulo Bresciani, Colin Van Der Plasken e Leonardo Custodio Machado, além do especialista sênior do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luciano Schweizer, e do Gerente de Estudos Econômicos da ABDE, Andrej Slivnik.
A abertura ainda contou com a presença do presidente da Associação e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sergio Gusmão Suchodolski, que destacou o lançamento do caderno temático, afirmando que “é mais uma publicação fruto da exitosa parceria entre as instituições, que tantos resultados positivos vem gerando para o Sistema Nacional de Fomento e para a sociedade brasileira como um todo”. Suchodolski é coautor de um dos artigos presentes na publicação.
Luciano Schweizer, representante do BID, também falou sobre a colaboração com a ABDE e a sua importância: “Essa parceria bem-sucedida, que está caminhando para a sua 7º edição do Prêmio, mostra o acerto de provocarmos, não só o Sistema Nacional de Fomento, mas também a sociedade de uma forma mais ampla, tentando trazer os brasileiros a pensar nos desafios do desenvolvimento do nosso país”.
Iniciando as apresentações, Colin Van Der Plasken fez uma síntese de seu artigo “Finanças verdes e títulos verdes: uma análise comparativa multinível dos principais atores do Sistema Financeiro Nacional”, apresentando os conceitos de finanças sustentáveis, suas características e o contexto no cenário brasileiro. O especialista também ressaltou a necessidade de colocar as atividades econômicas verdes como a base real da retomada pós-Covid-19.
Cinthia Bechelaine apresentou o artigo “Avançando na incorporação da Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no nível subnacional: o caso do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) na estruturação de títulos sustentáveis”, que também tem como co-autores Luis Paulo Bresciani e o presidente Sergio Gusmão. A articulista abordou o papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento na garantia de recursos alinhados aos ODS, destacando o trabalho do BDMG na área. Sobre a recuperação pós-pandemia, ela acredita que inovar nos instrumentos financeiros e desenvolver novos produtos integrados à Agenda 2030 resultará em uma retomada sustentável.
Na perspectiva das cooperativas, Leonardo Custodio Machado comentou sobre o trabalho “Investimentos do Sicredi em energia solar fotovoltaica no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e crescimento da geração distribuída nos primeiros quadrimestres de 2018 e 2019”. O estudo traz a atuação do Sicredi no financiamento à energia solar e o comprometimento das cooperativas com os 17 ODS da ONU. “O cooperativismo tem em seu DNA essa questão do econômico, do social e do sustentável, de trabalhar em prol do desenvolvimento das comunidades”, afirmou.
Acesse o 2º Caderno Temático com artigos selecionados do Prêmio ABDE-BID aqui e confira a íntegra do webinar aqui.
Caminhos da Retomada
O ciclo de debates continua no próximo dia 09/10, às 10h, no canal da ABDE no Youtube, com o tema “Oportunidades para o desenvolvimento da Amazônia na recuperação pós-Covid”.
Os webinares acontecem toda semana, sempre com temas relacionados à atuação das instituições financeiras de desenvolvimento, buscando sinalizar vias para a retomada do crescimento econômico sustentável.

Mais notícias