publicações-rumo

Publicações

Notícias


Caminhos da Retomada: Webinar aborda o papel das cooperativas no pós-pandemia

28 de setembro de 2020

Nesta sexta-feira (25/09), a ABDE promoveu mais um webinar do ciclo de debates on-line Caminhos da Retomada, com o tema “A importância do cooperativismo na recuperação da economia pós-Covid-19”. Transmitido ao vivo pelo canal da Associação no Youtube, o debate contou com a participação do Diretor Executivo de Crédito do Sicredi, Gustavo Freitas; do Superintendente de Negócios do Sicoob, Luciano Ribeiro; do Coordenador do Ramo Crédito da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Thiago Borba; e do presidente da Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (Anpec), Marcelo Braga, como moderador.
Dando início ao webinar, o moderador Marcelo Braga fez uma breve introdução da atual crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19 e como isso levou à digitalização na economia. O especialista ainda destacou a importância das cooperativas no atual cenário: “O cooperativismo é resiliente, nós percebemos que durante situações de crise as cooperativas crescem. Elas têm uma contribuição extremamente relevante nesses momentos”.
Reforçando esse pensamento, Thiago Borba, coordenador da OCB, contextualizou a história do cooperativismo, a estrutura do sistema no Brasil e a atuação durante períodos de crise, como nos anos de 2008 e 2014. Sobre a presente instabilidade, Thiago disse que “nesses momentos temos certeza que o cooperativismo tende a sair mais forte e possivelmente tem uma grande oportunidade de reforçar a sua imagem como uma grande alternativa para a sociedade brasileira”. Além disso, acrescentou que o setor precisou se reinventar para continuar prestando serviço aos cooperados.
Nesse aspecto, Gustavo Freitas, diretor do Sicredi, comentou sobre os impactos da pandemia no sistema cooperativo e como este respondeu à crise. “Realmente vem sendo um desafio muito forte de adaptação”, afirmou. O palestrante procurou destacar as principais medidas emergenciais e a atuação das cooperativas para sustentar a economia do país, apontando que foram concedidos cerca de R$ 8 bilhões para micro e pequenas empresas nesse período, além de aproximadamente R$ 9 bilhões em parcelas prorrogadas.
Luciano Ribeiro, superintendente do Sicoob, falou sobre as dificuldades dos empreendedores e como a cooperação será fundamental para a recuperação da economia pós-Covid. Ele ainda ressaltou que os desafios não são pequenos, mas que sem o apoio das instituições de fomento durante a pandemia dificilmente os segmentos mais afetados se sairiam bem em 2021. “O cooperativismo traz uma disponibilidade de recursos suficientes para dar sustentação e estabilidade para a travessia do momento de dificuldade, e na recuperação fornece os limites necessários para que o empresário se reposicione”, declarou.
Confira a íntegra do webinar aqui.
Caminhos da Retomada
O ciclo de debates continua no próximo dia 02/10, às 10h, no canal da ABDE no Youtube, com o tema “Financiamento ao desenvolvimento sustentável: Lançamento do 2º Caderno Temático com artigos selecionados do Prêmio ABDE-BID”.
Os webinares acontecem toda semana, sempre com temas relacionados à atuação das instituições financeiras de desenvolvimento, buscando sinalizar vias para a retomada do crescimento econômico sustentável.

Mais notícias