publicações-rumo

Publicações

Notícias


Caminhos da Retomada: Especialistas debatem setor do saneamento em live promovida pela ABDE

4 de setembro de 2020

Nesta sexta-feira (04/09), a ABDE promoveu mais um webinar do ciclo de debates Caminhos da Retomada, com o tema “Saneamento: o novo marco regulatório e as oportunidades de investimento”. A transmissão ao vivo aconteceu pelo canal do Youtube da Associação e durou cerca de 1h40m.
O webinar contou com a participação da gerente do departamento de Saneamento Ambiental do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Letícia Barbosa Pimentel; do diretor-executivo da Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (Abcon), Percy Soares Neto; da sócia da área de Infraestrutura no Madrona Advogados, Rosane Menezes Lohbauer. Como mediador e comentador estava o diretor vice-presidente de Relações Institucionais da Aegea Saneamento, Rogério Tavares.
Dando início ao debate, Letícia Pimentel, gerente do BNDES, abordou a importância do investimento em saneamento, contextualizando com o ODS 6 da ONU. Sobre o cenário brasileiro, a especialista apresentou os desafios e problemas enfrentados, e enfatizou a desigualdade regional e o financiamento insuficiente no setor. “Investir em saneamento é investir em desenvolvimento socioeconômico do país, é investir em redução das desigualdades sociais e regionais”, afirmou.
No âmbito legal e institucional, Percy Soares, diretor-executivo da Abcon, falou sobre a implementação do novo marco legal, sobre decretos que estão em andamento e fez uma análise do novo modelo do setor de saneamento, que ele acredita estar direcionando para uma melhoria e um aumento de investimentos na área.
Seguindo a perspectiva jurídica, Rosane Menezes, sócia do Madrona Advogados, debateu o novo marco regulatório, destacando que é um avanço para o setor de saneamento, e pontuou três aspectos principais dessa reforma, que é trazer a segurança jurídica, competitividade e sustentabilidade. “A ideia é criar competitividade, abrir mercado e eficiência. Esse novo marco regulatório fala em metas, é muito positivo”, acrescentou.
Confira a íntegra do webinar aqui.
Caminhos da Retomada
O ciclo de debates continua no próximo dia 11/09, às 10h, no canal da ABDE no Youtube, com o tema “O agronegócio e os impactos da crise da Covid-19”.
Os webinares acontecem toda semana, sempre com temas relacionados à atuação das instituições financeiras de desenvolvimento, buscando sinalizar vias para a retomada do crescimento econômico sustentável.

Mais notícias