publicações-rumo

Publicações

Notícias


Caminhos da Retomada: Especialistas debatem papel da inovação na retomada pós-pandemia

18 de setembro de 2020

Aconteceu nesta sexta-feira (18/09) mais um webinar do ciclo de debates on-line “Caminhos da Retomada”, produzido pela ABDE, com o tema “O papel da inovação na recuperação pós-Covid-19”. A live foi transmitida pelo canal do Youtube da Associação e durou cerca de 2 horas.
O debate contou com a participação da diretora de Finanças e Gestão da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso (Desenvolve MT), Anne Cristine Siqueira; do presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Francisco Saboya Albuquerque Neto; do superintendente de Inovação da Finep, Newton Kenji Hamatsu; e da superintendente de Planejamento e Relacionamento Institucional da Agência Estadual de Fomento do Rio de Janeiro (AgeRio), Tatiana Oliver. Como comentador, esteve presente o pró-reitor de Extensão e Cultura na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Jorge Ávila, e como moderador, o presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Eduardo Machado.
Dando início à palestra, Francisco Saboya, da Anprotec, falou sobre a importância dos ambientes de inovação e o papel que podem desempenhar na estratégia da retomada pós-pandemia, destacando que a área é um dos principais pilares para o desenvolvimento de um país. “São espaços em que você promove o fluxo mais intenso e produtivo do conhecimento criativo”, disse.
Tatiana Oliver, da AgeRio, complementou destacando que, ainda que o momento seja incerto, a inovação é extremamente relevante, e que agora “existe a necessidade das empresas identificaram os pontos de melhoria e de mudanças que precisam ser feitas, as oportunidades que podem ser encontradas nessa crise, e novas formas de atender a sociedade de maneira a manter os negócios ativos”.
Nesse âmbito institucional, Anne Siqueira, da Desenvolve MT, contou quais foram os desafios enfrentados durante o período da pandemia e as soluções adotadas pela instituição, desde a transformação digital até a democratização do acesso as linhas de crédito. A diretora ainda apresentou algumas novidades da agência, como o lançamento de produtos 100% digitais e as cédulas bancária digitais. “São desafios muito grandes, mas que vamos vencer”, afirmou.
Para Newton Hamatsu, da Finep, não há dúvidas do quão importante é a inovação: “é motora do desenvolvimento e do crescimento econômico”, disse. O especialista comentou sobre a atuação da Finep durante a pandemia, destacando que foram mais de 130 projetos apoiados e mais de R$ 600 milhões liberados pelas linhas de crédito oferecidas. Ainda assim, Newton afirma que é necessário um maior investimento no setor.
O comentador Jorge Ávila finalizou o debate fazendo uma síntese de todos os assuntos abordados pelos palestrantes, e fez uma reflexão sobre pontos a serem melhorados para que haja uma maior valorização da inovação no cenário brasileiro. “Precisamos abrir a cabeça e pensar novas maneiras de enfrentar uma realidade que já era difícil. É preciso que nos perguntemos o que podemos fazer de diferente para melhorar o cenário da inovação no país”.
Confira a íntegra do webinar aqui.
Caminhos da Retomada
O ciclo de debates continua no próximo dia 25/09, às 10h, no canal da ABDE no Youtube, com o tema “A importância do cooperativismo na recuperação da economia pós-Covid-19”.
Os webinares acontecem toda semana, sempre com temas relacionados à atuação das instituições financeiras de desenvolvimento, buscando sinalizar vias para a retomada do crescimento econômico sustentável.

Mais notícias