publicações-rumo

Publicações

Notícias


Caminhos da Retomada: Especialistas debatem financiamento a municípios em live

21 de agosto de 2020

A ABDE promoveu, nesta sexta-feira (21/08), o quarto webinar do ciclo de debates “Caminhos da Retomada”, com o tema “Financiamento a municípios: oportunidades para a infraestrutura local na recuperação da economia”, a transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da ABDE, durou cerca de 1h30m, e acompanhado por um público total de 170 pessoas.
A live teve a participação do assessor da presidência da Fomento Paraná, Claudio Shigueoka; do secretário-executivo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Gilberto Perre; e da consultora em orçamento público e gestão de finanças subnacionais para estados e municípios, Sol Garson. Como mediador, estava o diretor da Desenbahia e diretor da ABDE, Paulo Costa.
Em sua fala inicial, Paulo Costa destacou a importância desse segmento para as agências de fomento e como é possível financiar hospitais, escolas, pavimentação e até projetos de energia sustentável para os municípios com os recursos oferecidos. Ele ressaltou que o investimento nas cidades, neste momento de crise, é também uma forma de impulsionar a economia local, ajudando na recuperação socioeconômica do país.
Na perspectiva da Fomento Paraná, o assessor Claudio Shigueoka falou sobre esses financiamentos e a forma como são repassados, destacando que a instituição já investiu em todos os 399 municípios do estado. Apesar disso, Claudio disse que “ainda temos municípios com o Índice de Desenvolvimento Humano muito abaixo da média comparado com a realidade nacional. A nossa obrigação é cuidar disso, para que a nossa atuação possibilite a redução da desigualdade”.
Do ponto de vista dos prefeitos, o secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos, Gilberto Perre, apresentou os desafios no financiamento municipal que já vinham sendo enfrentados e se agravaram durante a pandemia, e como a organização está buscando preparar a nova geração de prefeitos para 2021. O executivo ainda lembrou que o investimento municipal constitui a maior parcela do investimento público brasileiro.
Complementando os demais palestrantes, a consultora Sol Garson contextualizou a realidade que os municípios vão precisar encarar, não só devido a pandemia, mas com a reforma tributária e outras mudanças na lei. “Não vai ser fácil a vida desses municípios, eles vão precisar de muito apoio, e as instituições de fomento vão ter um papel muito importante nesse amparo”, disse.
Confira a íntegra do webinar aqui.
Caminhos da Retomada
O ciclo de debates continua no próximo dia 28/08, às 10h, no canal da ABDE no Youtube, com o tema “Fintechs e a agenda do desenvolvimento”, que também vai contar com o lançamento do 1º Caderno Temático com artigos selecionados da edição 2019 do Prêmio ABDE-BID.
Os webinares acontecem toda semana, sempre com temas relacionados à atuação das instituições financeiras de desenvolvimento, buscando sinalizar vias para a retomada do crescimento econômico sustentável.

Mais notícias