publicações-rumo

Publicações

Notícias


Caminhos da Retomada: Desenvolvimento da Amazônia é tema de webinar promovido pela ABDE

9 de outubro de 2020

Nesta sexta-feira (09/10), a ABDE promoveu mais um webinar, parte do ciclo de debates Caminhos da Retomada, com o tema “Oportunidades para o desenvolvimento da Amazônia na recuperação pós-Covid-19”. Transmitida ao vivo pelo canal da Associação no Youtube, a live durou cerca de 1h30m.
O debate contou com a participação da diretora de Desenvolvimento Institucional do Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus), Andrea Azevedo; da diretora de Bioeconomia, Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Andrea Coelho; e do presidente do Banco da Amazônia (Basa), Valdecir José de Souza Tose. Como moderador esteve o fundador e diretor do Instituto Escolhas, Sergio Leitão.
Valdecir Tose, presidente do Basa, deu início ao debate comentando sobre o desafio de conjugar a sustentabilidade e a necessidade de ingressar capitais não onerosos em projetos na região. Ele ainda destacou as ações do banco para estimular o desenvolvimento da Amazônia, e informou que, até agora, foram aplicados R$7,6 bilhões em recursos, quase 50% a mais em relação ao ano passado.
Na perspectiva do governo do estado do Pará, Andrea Coelho, diretora da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, falou sobre as principais iniciativas adotadas neste período, como o Plano Amazônia Agora, que tem como principais objetivos a redução das taxas de desmatamento ilegal e queimadas, o incentivo à produção e consumo sustentáveis, o reflorestamento de áreas degradadas e a captação de investimentos para o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono. “Pensar na Amazônia é pensar nas pessoas, na biodiversidade e em desenvolvimento”, declarou.
Andrea Azevedo, diretora do Conexsus, abordou o trabalho da organização no apoio aos negócios comunitários da Amazônia e os desafios no processo de desenvolvimento e financiamento no mercado. “O que temos visto, pela nossa experiência, é que a tríade financiamento, conexão com o mercado e desenvolvimento do negócio tem andado muito bem quando junta, dando bons resultados”, acrescentou. A especialista ainda mencionou que o planejamento para o próximo ano é focar nas cadeias de produção de castanha, açaí e cacau.
Concluindo o webinar, o moderador Sergio Leitão destacou a importância do evento: “O grande saldo deste debate é que foi possível identificar exatamente uma agenda de trabalhos para que a prosperidade da região decorra e faça parte da agenda da sustentabilidade”.
Confira a íntegra do webinar aqui.
Caminhos da Retomada
O ciclo de debates continua no próximo dia 16/10, às 10h, no canal da ABDE no Youtube, com o tema “A importância do microcrédito para estimular a retomada pós-Covid-19”.
Os webinares acontecem toda semana, sempre com temas relacionados à atuação das instituições financeiras de desenvolvimento, buscando sinalizar vias para a retomada do crescimento econômico sustentável.

Mais notícias