publicações-rumo

Publicações

Notícias


Caminhos da Retomada: 12º live do ciclo aborda a importância do microcrédito

16 de outubro de 2020

Nesta sexta-feira (16/10), a ABDE promoveu a 12º live do ciclo de debates Caminhos da Retomada, com o tema “A importância do microcrédito para estimular a retomada da economia pós-Covid-19”. O webinar foi transmitido ao vivo pelo Youtube, e contou com a participação do superintendente de Microfinanças do Banco do Nordeste (BNB), Antonio Jorge Guimarães; do executivo do Banco Central do Brasil (BCB), Paulo Soares Sampaio; do presidente da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento), Rivael Aguiar Pereira; do técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Mauro Oddo Nogueira; e do presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí, Luiz Carlos Everton de Farias, como moderador.
Destacando a relevância do debate, o moderador Luiz Carlos comentou: “Esse tema é extremamente oportuno, porque o microcrédito hoje é um grande vetor para as agências de fomento”. O presidente da Piauí Fomento aproveitou o momento para falar também das soluções adotadas pela instituição durante o período da pandemia, como parcerias com bancos comunitários e a disponibilização de linhas de crédito para apoiar as empresas da região.
Paulo Sampaio, do BCB, apontou que as empresas de micro e pequeno porte correspondem a 98,5% do total de empresas no Brasil. “É um setor de grande importância econômica e social, mas que enfrenta dificuldades de acesso ao crédito”, acrescentou. Visto isso, Paulo afirmou que a atuação do Banco Central visa sempre reforçar esse segmento, e falou sobre a iniciativa BC# Microcrédito, que tem como objetivo aumentar a relevância e a penetração do microcrédito no mercado.
Mauro Oddo Nogueira, que foi o comentador do debate, complementou a fala de Paulo, reforçando a importância dos micro e pequenos empreendedores e que o atual cenário de crise apenas salientou que esses agentes são a base da economia brasileira. “Esse segmento agora entrou no debate e vai ficar. Isso é extremamente positivo e a perspectiva é de construção de um novo cenário para essas empresas. Nesse aspecto, o microcrédito tem um papel fundamental”, disse.
Sobre o desempenho do BNB na área, Antonio Jorge destacou a operação do Crediamigo, maior programa de microcrédito produtivo e orientado do Brasil e o segundo da América do Sul, que tem a finalidade de facilitar o acesso ao crédito e incentivar a geração de trabalho para os microempreendedores. Antonio ainda comentou que o banco é responsável por 70% de todo o mercado de microcrédito do país, e que até o mês de outubro foram desembolsados R$ 8,75 bilhões.
Em sua fala, Rivael Aguiar, presidente da GoiásFomento, mencionou as principais ações adotadas durante o período da pandemia, como a operação do programa Goiás Empreendedor e as parcerias realizadas com outras instituições. O presidente explicou a estrutura das operações de microcrédito e como estas se diferem no mercado, e também informou que a agência está desenvolvendo o projeto Microcrédito Social, que terá condições exclusivas.
Confira a íntegra do webinar aqui.
Caminhos da Retomada
O ciclo de debates continua no próximo dia 30/10, às 10h, no canal da ABDE no Youtube, com o tema “O papel dos organismos internacionais no apoio ao SNF diante da crise da Covid-19”.
Os webinares acontecem toda semana, sempre com temas relacionados à atuação das instituições financeiras de desenvolvimento, buscando sinalizar vias para a retomada do crescimento econômico sustentável.

Mais notícias