publicações-rumo

Publicações

Notícias


BNDES financia leitos de UTI para hospital em Fortaleza, auxiliando no combate à Covid-19

7 de maio de 2020

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) aprovou financiamento de R$ 13,2 milhões para a instalação e manutenção de 22 leitos exclusivos de combate ao coronavírus no Hospital Otoclínica, em Fortaleza/CE. O apoio ocorre no âmbito do Programa de Apoio Emergencial ao Combate da Pandemia do Coronavírus, criado pelo BNDES para ajudar o sistema de saúde no combate à Covid-19 . O Ceará é o estado do Nordeste com o maior número de casos confirmados de coronavírus e todos os leitos UTI da rede de saúde de Fortaleza estão hoje ocupados por pacientes vítimas da pandemia.
Com os recursos emergenciais do BNDES, 10 leitos de UTI montados exclusivamente para tratamento do coronavírus se manterão em atividade. O financiamento viabilizará ainda o funcionamento de outros 12 leitos na recém-construída ala de UTI, na unidade matriz do hospital. O projeto também contempla o apoio a recursos humanos (equipe médica) e equipamentos (máscaras de proteção, luvas, aventais e materiais de higienização) permitindo à Otoclínica as melhores condições para enfrentamento ao Covid-19 pelos próximos seis meses.
Programa BNDES de Apoio Emergencial ao Combate da Pandemia do Coronavírus
Lançado no final do mês passado como uma das ações do BNDES para enfrentamento do coronavírus, o programa concede crédito emergencial para aumento da oferta de leitos emergenciais e equipamentos críticos para a saúde.
O programa, com orçamento de R$ 2 bilhões, destina-se a prestadores de serviços hospitalares e de montagem e gestão de leitos emergenciais.  Empresas de outros setores que buscam converter suas produções em equipamentos e insumos para saúde também serão contempladas.
Com estes recursos, a previsão é de que sejam incorporados ao sistema de saúde do país até três mil novos leitos de UTI, quinze mil respiradores pulmonares e 88 milhões de máscaras. “O BNDES está trabalhando em coordenação com todos os entes do governo federal para entregar o máximo que a sociedade brasileira precisa”, disse o presidente do Banco, Gustavo Montezano, no anúncio do programa. “O BNDES está engajado e com afinco para enfrentar essa crise. Esse é o papel do banco, uma função anticíclica, de operar nestes momentos difíceis”.
O “Programa BNDES de Apoio Emergencial ao Combate da Pandemia do Coronavírus” se junta a outras iniciativas desenvolvidas pelo Banco – como o “BNDES Crédito para Folha de Pagamentos”, o “Mais Capital de Giro” e o “Suspensão de Pagamentos” – voltadas à saúde e à economia durante a epidemia.
Fonte: Ascom/BNDES

Mais notícias