publicações-rumo

Publicações

Notícias


BDMG torna-se signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU

16 de setembro de 2021

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) tornou-se o primeiro banco de desenvolvimento brasileiro signatário dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs – Women’s Empowerment Principles), um conjunto de compromissos estabelecidos pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres que visa alavancar a igualdade de gênero no mundo dos negócios. 
Desde o ano de 2020, a instituição já destinou cerca de R$ 60 milhões para as micro e pequenas empresas lideradas por mulheres, por meio de linhas de crédito. Ao ingressar na comunidade WEPs, o BDMG fortalece seu compromisso de trabalhar para promover práticas de negócios relacionadas à igualdade de gênero.
“Sabemos o quão desafiador é para as mulheres consolidarem-se como empreendedoras, ainda mais no cenário deflagrado pela pandemia. Por isso, como banco de desenvolvimento, o BDMG tem criado oportunidades para equilibrar as oportunidades e estimular o empreendedorismo feminino”, afirma o presidente do banco, Sergio Gusmão.
Segundo Gusmão, a adesão do BDMG aos princípios é um avanço institucional que posiciona o banco em um patamar estratégico. “O mercado mundial de crédito tem se pautado cada vez mais por premissas e agendas globais de direitos humanos e sustentabilidade. Logo, integrar o BDMG à comunidade WEPs é também um diferencial importante no processo de atração de recursos para o financiamento a projetos de empreendedorismo feminino, inclusão social e desenvolvimento sustentável”, destaca.
Em 2020, o BDMG foi a 5ª instituição financeira brasileira a aderir ao Pacto Global da ONU. No mesmo ano, durante o Finance In Common Summit, maior encontro de bancos públicos de desenvolvimento do mundo, o BDMG tornou-se signatário da “Paris Development Banks Statement on Gender Equality and Women’s Empowerment”, que abarca 26 instituições signatárias trabalhando juntas para aprimorar suas políticas de igualdade de gênero.
Fonte: Ascom/BDMG

Mais notícias