publicações-rumo

Publicações

Notícias


BDMG e Development Bank of Southern Africa firmam parceria inédita na área de crédito digital

4 de novembro de 2020

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Development Bank of Southern Africa (DBSA) celebraram, nesta quarta-feira (04/11), durante o evento Brazil Africa Forum 2020 um memorando de entendimento inédito para o compartilhamento de tecnologia e conhecimento no processo de concessão de crédito por via digital. Trata-se da primeira parceria da história do banco mineiro com uma instituição do continente africano.
O memorando envolve a apresentação de informações sobre análise de dados e avaliação de risco, além do intercâmbio de profissionais. A iniciativa partiu do DBSA, interessado em iniciar o processo de digitalização da oferta de crédito em suas operações.
O BDMG foi o primeiro banco de desenvolvimento no Brasil, em 2012, a implantar uma plataforma de crédito on-line para desburocratizar e agilizar a contratação de financiamentos. Desde maio deste ano, a plataforma começou a ser estendida também para o atendimento ao setor público (prefeituras), possibilitando que a elaboração de projetos, o trânsito de documentos, o acompanhamento das obras e de eventuais aditivos seja feito on-line.
“Poder compartilhar estas práticas com nossos colegas do DBSA sinaliza que a transformação digital está mudando rapidamente o modelo de negócios no setor de fomento em escala global, facilitando que os recursos dos programas de desenvolvimento cheguem de maneira mais eficiente nas mãos de quem precisa. Além disso, é muito importante que bancos de desenvolvimento do hemisfério sul conectem parcerias entre si e fortaleçam o intercâmbio de temas estratégicos”, ressaltou Sergio Gusmão, presidente do BMDG.
Com sede na África do Sul e presente em 26 países do continente, o DBSA é uma das principais instituições de fomento da região com foco em financiamentos de projetos de energia, transporte, tecnologia, abastecimento de água e saneamento, tanto de municípios quanto de parcerias público-privadas.
Fonte: Ascom/BDMG

Mais notícias