publicações-rumo

Publicações

Notícias


BDMG conclui emissão de Título Sustentável inédito na Bolsa de NY

5 de janeiro de 2021

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) efetivou, na terça-feira passada (29/12), a primeira emissão da história de Títulos Sustentáveis (ou “Sustainable Bonds”) realizada por um banco público brasileiro. A operação ocorreu na Bolsa de Nova Iorque, no valor de US$ 50 milhões – o equivalente a cerca de R$ 260 milhões no câmbio atual. O objetivo é viabilizar o financiamento, por parte do banco mineiro, de projetos com enfoque ambiental e/ou social de empresas de todos os portes e municípios do estado. O BID Invest – banco multilateral pertencente ao Grupo BID – adquiriu a totalidade dos títulos.
Em 2021, os recursos provenientes destes títulos deverão se transformar em linhas de crédito para projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, beneficiando não apenas iniciativas ambientais – como já fazem os já consagrados “Títulos Verdes” ou “Green Bonds” – mas também iniciativas sociais. Ou seja, os Títulos Sustentáveis poderão financiar tanto projetos de eficiência energética, energia renovável ou gestão de resíduos, como também de saneamento, urbanização, saúde ou educação, por exemplo.
“A recuperação econômica via desenvolvimento sustentável está no centro da estratégia do BDMG. Neste contexto, os Títulos Sustentáveis são um novo e sofisticado instrumento financeiro. A primeira emissão deste tipo de papel por um banco público brasileiro, realizada pelo BDMG, certamente trará novas oportunidades para o financiamento de uma nova economia, mais sustentável e inclusiva. E, nesse processo, a parceria com o Grupo BID foi fundamental, tanto na preparação para a emissão desses títulos, quanto em sua aquisição”, afirmou Sergio Gusmão, presidente do banco.
“Esta é uma operação emblemática no âmbito do esforço do Grupo BID em promover o mercado de títulos sustentáveis no Brasil. Parece-nos proveitoso aproveitar a exigência crescente dos investidores com relação ao bom uso dos seus recursos para mobilizar capital para investimentos estratégicos para o desenvolvimento do país”, comentou Morgan Doyle, representante do Grupo BID no Brasil.
O que são “Títulos Sustentáveis” ou “Sustainable Bonds” 
Um bond é o equivalente a um “título de dívida” com o objetivo de captar recursos para ações ou investimentos. Ou seja, uma empresa ou agente público emite um título de determinado valor com o compromisso, registrado em contrato, de reembolsar o comprador dentro do período estabelecido e com correção indicada no documento. O emissor recebe os recursos e pode aplicá-los onde planejou.
Um Título Sustentável ou Sustainable Bond funciona da mesma forma, só que o emissor se compromete a utilizar o montante em projetos relacionados às esferas ambiental e/ou social. No caso desta operação específica, o BID Invest adquiriu os Títulos Sustentáveis emitidos pelo BDMG. Este, por sua vez, vai direcionar os recursos obtidos para linhas de crédito voltadas ao financiamento de projetos sustentáveis de empresas e municípios mineiros.
Fonte: Ascom/BDMG

Mais notícias