publicações-rumo

Publicações

Notícias


BB é reconhecido, pela sétima vez, como uma das empresas mais sustentáveis do mundo

23 de setembro de 2019

A  RobecoSAM Sustainability Investing anunciou na sexta-feira (13/09), em Zurique (Suíça) o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) da Bolsa de Nova Iorque. A lista, que contem 25 bancos de todo mundo, inclui, pela sétima vez, o Banco do Brasil,  que em 2019 voltou a integrar a carteira World que reúne as empresas com as melhores práticas de sustentabilidade de todo o mundo.
A listagem na carteira World do DJSI é um importante reconhecimento internacional da liderança do Banco no tema. Desde sua criação, em 1999, o DJSI tornou-se uma das maiores referências para instituições administradoras de recursos, que se baseiam neste índice para suas decisões de investimentos.
O DJSI é revisado anualmente e são listadas apenas 10% das empresas participantes com melhor performance em cada um dos 24 setores avaliados. Essa análise é feita com base em questionários respondidos pelas empresas, e em informações públicas disponíveis em relatórios anuais e websites de relações com investidores.
Para Márvio Melo Freitas, diretor de Estratégia e Organização, estar listado na carteira World do DJSI faz com que o BB se apresente ao mercado internacional como empresa referência em sustentabilidade. “Este reconhecimento é resultado de um trabalho que vem sendo construído e aprimorado ao longo dos anos, com a participação de todas as áreas do Banco”, diz. Ele reforça que o comprometimento de cada funcionário com as ações da Agenda 30 BB e com as iniciativas sustentáveis levaram o Banco do Brasil a um patamar de excelência no tema, o que enche todos de orgulho e incentiva ainda mais a busca por práticas e processos sustentáveis.
Na avaliação de 2019, o BB foi referência mundial nos temas Materialidade, Influência Política, Estratégia Fiscal, Política/Medidas de Prevenção ao Crime, Estabilidade Financeira e Risco Sistêmico, Relato Ambiental, Relato Social, Filantropia e Cidadania Corporativa, Saúde e Segurança Ocupacional e Inclusão Financeira.
Entenda melhor o DJSI
Criado em 1999, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) da Bolsa de Nova Iorque é um indicador de performance financeira das empresas líderes em sustentabilidade em nível global. É um dos mais importantes índices mundiais de sustentabilidade. A composição do DJSI decorre de uma avaliação feita pela RobecoSAM, empresa especializada em investimentos focada exclusivamente em investimentos sustentáveis. Oferece um portfólio abrangente de produtos, entre os quais, índices de sustentabilidade e avaliações de sustentabilidade corporativa.
As empresas que constam deste índice são classificadas como as mais capazes de criar valor para os acionistas a longo prazo, através de uma gestão dos riscos associados tanto a fatores econômicos como ambientais e sociais. O questionário é composto por temas distribuídos nas dimensões econômica, ambiental e social.
Para compor estes índices, as empresas precisam de fato alinhar-se às melhores práticas de mercado, por meio do desenvolvimento de uma série de iniciativas que vão desde a concepção de produtos e serviços que contribuam com a transição para uma economia mais verde e inclusiva, passando por práticas administrativas ecoeficientes e investimentos em melhorias contínuas.
Fonte: BB

Mais notícias