publicações-rumo

Publicações

Notícias


Bandes participa de conselho para desenvolvimento regional equilibrado e sustentável

25 de outubro de 2019

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e as Secretarias de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e de Economia e Planejamento (SEP) estão realizando o Conselho de Desenvolvimento da Microrregião, que tem como objetivo discutir temas prioritários para o desenvolvimento local.
São integrantes dos Conselhos vinte e um membros, entre representantes do Governo estadual, municipal, poder legislativo, representantes do setor produtivo e de movimentos sociais. O Bandes está presente e possui papel importante na articulação de investimentos produtivos que tenham impacto nas regiões, contribuindo para geração de emprego, renda e de riqueza com impacto no desenvolvimento regionalmente equilibrado.
O representante da instituição nesta ação, o gerente de Negócios do Bandes, Everaldo Colodetti, explica que a dinâmica contribui para que o banco identifique projetos de financiamento de impacto regional, possibilitando a formatação de produtos e serviços.
Colodetti enfatiza que o principal objetivo do Bandes é buscar o desenvolvimento regional integrado de forma equilibrada e sustentável. “É muito importante a participação do Bandes nos Conselhos Regionais, pois trata-se de um ambiente de articulação, integração de interesses das microrregiões a partir das vocações, desafios e oportunidades identificadas para cada área. Podemos nos aproximar das lideranças e formadores de opinião locais, além de construir, de forma conjunta, produtos e serviços do Bandes que fomentem a economia local”, destaca o gestor.
Cinco das microrregiões já definiram os temas prioritários:

  • Caparaó: Turismo e Meio Ambiente;
  • Central Serrana: Infraestrutura Rural e Segurança Hídrica;
  • Central Sul: Turismo e Empreendedorismo Rural;
  • Litoral Sul: Turismo, Recursos Pesqueiros e Infraestrutura e Logística.

A partir destas definições de temas, nas reuniões serão definidos objetivos estratégicos e construção de planos de ação para o desenvolvimento econômico e social local.
Fonte: Bandes

Mais notícias