publicações-rumo

Publicações

Notícias


Banco do Brasil abre edital para locação de energia solar

16 de setembro de 2019

O Banco do Brasil (BB) abriu três editais de licitação para locação de usinas de energia fotovotaica no Distrito Federal (DF) e nos estados de Goiás (GO) e do Pará (PA), com o objetivo de economizar nas contas de luz das 96 agências das regiões. O modelo prevê uso de recursos renováveis e sustentáveis para a construção, manutenção e distribuição de eletricidade.
As chamadas públicas lançadas pelo BB buscam a locação de sistema de geração distribuída por minigeração de energia elétrica de fonte fotovoltaica, de no mínimo 4GWh/ano no Distrito Federal e de 2GWh/ano, tanto para Goiás, quanto para o Pará. Pelo mecanismo, o BB só começará a pagar após o funcionamento das usinas.
Toda a carga gerada é direcionada para a rede geral e, posteriormente, recompensada nas faturas das dependências do BB. Isto é, o total gerado vai ser abatido no total gasto.
As chamadas públicas ocorrerão por pregão eletrônico no dia 10 de setembro, às 8h30, para o Distrito Federal, e às 12h30 para o Pará, com o de Goiás sendo realizado no dia 11 de setembro, às 9h30.
Pioneirismo
O BB é a primeira instituição do segmento público a realizar licitação no modelo de locação para geração distribuída
Foi por Minas Gerais que o BB realizou, em julho de 2018 e de 2019, suas duas primeiras licitações, com o objetivo de atender as necessidades de 200 agências do Estado. A primeira usina, localizada em Porteirinha, ficará pronta até o final deste ano, enquanto a segunda está em fase de contratação. Juntos, os dois contratos somam R$ 88,3 bilhões. A ação vai gerar economia de 58% nas tarifas de energia.
Fonte: BB

Mais notícias