publicações-rumo

Publicações

Notícias


Badesul inova ao utilizar plataforma de crowdfunding para investimento em startups

20 de abril de 2020

A Agência de Fomento do Rio Grande do Sul (Badesul) efetuou, na semana passada, um investimento na startup Pomartec, por meio da plataforma de crowdfunding Captable. Na última sexta-feira (17/04), a presidente do Badesul, Jeanette Lontra, e o assessor de Venture Capital e Inovação da agência, Elias Rigon, apresentaram o projeto ao governador Eduardo Leite.
A iniciativa é pioneira e altamente inovadora para o incentivo financeiro das startups pelas agências de fomento e bancos de desenvolvimento. O Badesul pesquisou, planejou e desenvolveu esse modelo de investimento com o apoio do Pacto Alegre, aliança que reúne instituições voltadas à inovação da capital gaúcha, e do Laboratório de Inovação Financeira (LAB), projeto liderado pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A instituição tem como objetivo apoiar as startups gaúchas ao impulsionar investimentos e ao captar recursos de fora do Rio Grande do Sul. A iniciativa se baseia em aportar de 30% a 50% do montante que a empresa estiver necessitando e, depois, ofertar no mercado o restante da captação por meio de plataformas de crowdfunding. A ferramenta servirá de alternativa àquelas empresas que ainda não conseguem acessar créditos.
“Esse importante projeto, que é inédito, busca oportunizar novas formas de apoio à inovação, possibilitando investimentos em startups que irão contribuir decisivamente para modernização e desenvolvimento do Rio Grande do Sul em diversos segmentos”, ressalta Jeanette Lontra.
O investimento na Pomartec ocorreu dentro de um projeto piloto de crowdfunding do Badesul. Dentro de poucos meses, será mais uma linha de financiamento da agência de fomento.
Sobre a Pomartec
Plataforma de Porto Alegre para fruticultura de precisão, com diversas funcionalidades como georreferenciamento de plantas, previsão climática, monitoramento de pragas e doenças, além de gestão operacional de máquinas, de pessoal e de insumos.
Sobre crowdfunding
É uma modalidade de captação de recursos onde empresas divulgam projetos em ambiente virtual e, assim, atraem investimentos e conquistam sócios. Foi regulamentada pela CVM em 2018.
Fonte: Ascom/Badesul

Mais notícias