publicações-rumo

Publicações

Notícias


Badesul fecha parceria para projeto piloto de Gênero e Inclusão

16 de março de 2021

No início de dezembro, o Badesul Desenvolvimento assinou um acordo de cooperação com o Brazil Green Finance Programme (BGFP), ou Programa de Finanças Verdes do Brasil, que é um dos programas do Prosperity Fund do Governo Britânico que apoia o aumento da produtividade, o crescimento econômico, a redução da pobreza e a expansão de oportunidades internacionais.  Em colaboração com organizações dos setores público e privado, tanto locais quanto internacionais, o programa busca incentivar investimentos em infraestrutura sustentável para apoiar o desenvolvimento econômico do Brasil, contribuindo para sua transição definitiva a uma economia mais inclusiva e de baixo carbono, além de apoiar e desenvolver iniciativas para a redução de desigualdades e inclusão de gênero.
Os resultados esperados pela parceria são de maneira direta e indireta, como por exemplo: fluxo de investimento mais eficiente para oportunidades de infraestrutura sustentável, aumento do número de projetos de infraestrutura sustentável que apoiem a transição do Brasil para uma economia de baixo carbono, oportunidades adicionais para o empoderamento econômico feminino e crescimento inclusivo como parte dos investimentos de finanças verdes.
No projeto também está previsto as intervenções planejadas pelas partes, como disseminar metodologia Ambiental, Social e de Governança (ASG) no processo de investimento por meio de dois bancos de desenvolvimento selecionados, desenvolver o mercado de Finanças Verdes, melhorando as políticas e os mecanismos do mercado de capitais a serem implementados em dois projetos piloto de infraestrutura sustentável, criar plataforma online para promover oportunidades sustentáveis de infraestrutura no Brasil, visando alavancar capital privado nacional e internacional e integrar aspectos de Gênero e Inclusão (G&I) às demais frentes de trabalho do programa; apoio estratégico ao compromisso Women in Finance Brasil, ao empoderamento de jovens mulheres e ao desenvolvimento de instituições financeiras em G&I.
O Badesul está participando do projeto de maneira mais específica nas questões de gênero, contando com a atuação efetiva do seu Comitê de Responsabilidade Socioambiental. Diversas reuniões e estudos estão sendo realizados a partir do cronograma estabelecido para o projeto.
O vice-presidente do Badesul e coordenador do Comitê de Responsabilidade Socioambiental, José Claudio dos Santos, ressalta: “O projeto está sendo fundamental para analisar questões de gênero e, a partir disso, reforçarmos e implementarmos ações. Estamos constantemente evoluindo e já constatamos que possuímos muitos pontos positivos e questões para melhorar”.
A parceria firmada neste acordo possui vigência prevista até março de 2023. O trabalho busca colaborar, valorizar, criar oportunidades e homenagear o trabalho da mulher gaúcha.
Fonte: Ascom/Badesul

Mais notícias