publicações-rumo

Publicações

Notícias


Afeam comemora 20 anos

9 de setembro de 2019

A Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) foi homenageada, na terça-feira (03/09), em Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pelos 20 anos de atuação. A solenidade, de autoria dos deputados Josué Neto e Adjuto Afonso, contou com a participação de funcionários da Afeam, representantes de instituições, secretarias parceiras e clientes convidados.
Durante toda sua existência, a Afeam injetou aproximadamente R$ 1,6 bilhões na economia e até o final deste ano, deverá chegar a 200 mil operações de crédito, sendo os municípios do interior os maiores beneficiados. “Saímos de pouco mais de 1.500 operações de crédito do primeiro ano e chegaremos ao final deste ano com mais de 200 mil financiamentos liberados a empresários de todas os setores da economia”, disse Marcos Vinicius Castro, diretor-presidente da Afeam.
Para o deputado Adjuto Afonso, os números da Afeam são provas da contribuição da instituição para o desenvolvimento do Estado. “Mais de 590 mil empregos já foram gerados com recursos de mais de R$ 1,5 bilhão para produtores e empresários. Imaginem a importância para o desenvolvimento da economia do nosso Estado”, disse.
Josué Neto, presidente da Aleam, afirmou que o trabalho diferenciado da Agência está em garantir o crédito a todas as pessoas. “A Afeam quando olha para as pessoas, olha sem distinção de classe social ou orientação política, de origem. Ela promove atividades produtivas de micros, pequenos e médios empreendedores e o que a distingue é o fator social que orienta suas ações com foco na geração de trabalho”, disse.
Alex Del Giglio, secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), ressaltou a importância da Afeam em levar desenvolvimento a todo Estado. “A Afeam é uma instituição muito importante porque leva o desenvolvimento não só para a capital, mas para o interior, sobretudo para pessoas com pouca condição financeira, que conseguem financiamentos gerando oportunidade e renda no nosso Estado”, afirmou.
Fonte de recursos – As operações de crédito são realizadas com recursos do Fundo de Fomento às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES) e do Fundo de Fomento ao Turismo, Infra-estrutura e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas (FTI), que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Amazonas por meio de programas de financiamento, tanto na capital quanto no interior.
História – A Afeam foi constituída em Assembleia Geral no dia 4 março de 1999, tendo como acionista controlador o Estado do Amazonas e acionista minoritário o município de Manacapuru. É instituição financeira não bancária, subordinada à fiscalização e à supervisão do Banco Central do Brasil (BCB).
Fonte: Afeam 

Mais notícias