publicações-rumo

Publicações

Notícias


Afeam busca parceria com Paranacidade

29 de fevereiro de 2012

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, Cezar Silvestri, recebeu, no início desta semana, em Curitiba, integrantes da Agência de Fomento do Estado do Amazonas S/A (Afeam), acompanhados pela secretária executiva adjunta de Planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas, Andressa Heinrich B. de Oliveira.
O grupo veio buscar informações sobre os mecanismos adotados pela Sedu/Paranacidade para o financiamento de projetos municipais. “Colocamos toda a experiência da nossa equipe à disposição do governo do Amazonas”, disse o secretário Cezar Silvestri, ao recepcionar o grupo, que acompanhou as etapas do andamento de alguns projetos municipais  no Paranacidade.
Criada há 13 anos, a Afeam atua nos 61 municípios do Estado junto à iniciativa privada e atende, principalmente, micro e pequenos empreendedores. “O Paranacidade foi uma ideia bem sucedida e, com certeza, vai dar certo no Amazonas. Os próprios agentes financeiros nacionais sabem que não há risco e nos recomendaram a visita. Temos a missão de estudar como vai ser a instituição que vai atender os municípios. Estamos saindo daqui com bons exemplos”, afirmou Andressa Oliveira.
Conforme explicou o gerente de Crédito da Afeam, Rodrigo Meireles Rondon, “no curtíssimo prazo, vamos elaborar projetos para o financiamento de patrulhas mecanizadas, transporte escolar e ‘ambulanchas’. A Afeam pretende implantar no Amazonas uma linha de financiamento similar à oferecida pela Sedu/Paranacidade, inicialmente destinada a equipamentos rodoviários, ônibus, barcos para transporte escolar e embarcações para atendimento a emergências médicas, conhecidas na região como ‘ambulanchas’.
 “Os municípios são muito distantes de Manaus, a capital do estado, e temos levado crédito para desenvolver atividades sustentáveis, que não agridam o meio ambiente”, explicou o gerente de Crédito da Afeam. Segundo Rondon, dentre as atividades incentivadas atualmente estão o cultivo de fibra vegetal (juticultura), a extração da borracha e a castanha brasileira.
Também integraram o grupo de gestores o coordenador de Planejamento da Afeam, Wanderlan Marinho Neves Júnior e o assessor da diretoria da instituição, Nonato Aguiar.
 Referência – O Paranacidade, de acordo com a secretária executiva adjunta de Planejamento do Amazonas, é referência nacional e internacional, tem o melhor programa de financiamento aos municípios do país. Por isso, segundo ela, o governador do Amazonas, Omar Aziz, liberou o grupo para conhecer a forma com que a instituição paranaense trabalha.
Vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, o Paranacidade foi criado há 15 anos e conta com recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Urbano (FDU) – operacionalizado por meio da Agência de Fomento do Paraná – e recursos de programas mantidos instituições com internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid), para financiar ações e obras de infraestrutura urbana aos municípios.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Afeam – Sedu
Mais notícias