publicações-rumo

Publicações

Notícias


Acesso a crédito por microempreendedores no RN via AGN supera em quase três vezes média nacional

10 de dezembro de 2020

Enquanto as notícias de dificuldades de acesso a crédito tomam conta das páginas nacionais, no Rio Grande do Norte, mais da metade dos microempreendedores que buscaram crédito na Agência de Fomento do RN (AGN) conseguiram o apoio para garantir a manutenção de seu empreendimento ou mesmo a expansão do seu negócio. Os números superam em quase três vezes a média nacional, segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Até 09 de dezembro, 6.034 microempreendedores formais e informais conseguiram acesso ao crédito para seus empreendimentos por meio do programa do Microcrédito do Empreendedor Potiguar, executado pela AGN. O resultado corresponde a 50,7% do total daqueles que fizeram o cadastro em busca dos recursos e que tiveram os valores liberados através da instituição financeira e de fomento à economia potiguar.
Os números alcançados pela agência, inclusive, superam os dados apresentados pelo Sebrae em levantamento realizado no primeiro semestre em parceria com a Fundação Getúlio Vargas que aponta para apenas 19% das solicitações de crédito aprovadas, enquanto, enquanto os outros 81% dos empreendedores entrevistados disseram que seus pedidos foram negados ou ainda estavam sob análise da instituição financeira. A oitava edição da pesquisa do Impacto do Coronavírus nos Pequenos Negócios realizada em todos 26 Estados e DF ouviu 6.033 microempreendedores individuais (MEI) entre os dias 28 de setembro e 1º de outubro.
Na AGN, o volume de recursos injetados na economia potiguar através de microempreendedores formais e informais concentra a maior parte das operações realizadas pela instituição. O crédito se mostrou uma alternativa importante para os pequenos negócios, especialmente aqueles mais vulneráveis, como microempresas e MEI, não ficassem completamente à mercê dos efeitos da pandemia.
Para a diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, a política de concessão de crédito no estado tem uma participação importante do governo do estado em razão de serem oferecidos financiamentos em condições especiais de prazo, carência e mesmo quanto aos juros, principalmente em situação excepcional de pandemia.
“Esse apoio, principalmente no caso dos pequenos negócios, é fundamental porque os pequenos negócios são essenciais para o funcionamento da economia, para a geração de emprego e renda em nosso estado. Esse crédito, inclusive, acaba por contribuir para a redução das desigualdades com a garantia de acesso a crédito com juros zero a partir do pagamento em dia da operação, por exemplo, a partir do subsídio do governo. Ampliamos carência, valor das operações, formas de contato com nossos agentes, enfim, buscamos facilitar o quanto possível o acesso ao crédito e os números acabam falando por si”, afirmou Márcia Maia.
Alternativa
O empreendedor Everton de Oliveira, da cidade de Mossoró, na região Oeste do RN está entre os milhares de empreendedores potiguares que conseguiram acesso a uma das linhas de financiamento criadas em meio à pandemia, caso da CredJovem, destinada à jovens empreendedores e executada em parceria com a Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh).
Proprietário de um negócio no ramo de cosméticos, Everton viu na linha de crédito uma oportunidade de garantir o capital de giro necessário à manutenção de seu empreendimento em meio à crise econômica provocada pela pandemia de coronavírus no mundo.
“Veio num momento muito importante, de crise que estamos passando. A AGN veio ajudar bastante nessa forma de crédito simplificado, rápido e, principalmente, menos oneroso do que os juros do mercado, porque é praticamente zero, caso você consiga fazer a quitação das prestações em dia. Alavancou e fez com que o caixa da empresa tivesse um respiro para que a gente conseguisse negociar junto aos fornecedores um preço melhor e mais competitivo no mercado”, afirmou Oliveira.
Microcrédito
De 1º de janeiro de 2019 até o último dia 9 de dezembro de 2020, o programa Microcrédito do Empreendedor já beneficiou mais de 11,7 mil empreendedores e injetou um volume de recursos superior a R$ 46,1 milhões.
A estimativa é de que o programa tenha impactado diretamente mais de 30 mil pessoas com geração e manutenção de emprego e renda em todas as regiões do RN. O programa Microcrédito do Empreendedor Potiguar é uma ferramenta de estímulo a implantação de novos negócios e para promoção do crescimento sustentável dos empreendimentos e empreendedores do estado.
Os financiamentos realizados através do Microcrédito são direcionados a micro e pequenos empreendedores, sejam eles formais ou informais, dos mais diversos segmentos da economia potiguar. Os prazos para pagamento variam de acordo com a atividade produtiva e a natureza física ou jurídica do contratante.
Fonte: Ascom/AGN-RN

Mais notícias