publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE se reúne com Fonplata em busca de parcerias para o SNF

30 de junho de 2020

A Secretaria-Executiva da ABDE e as Gerências de Estudos Econômicos e Técnico-Operacional se reuniram, hoje (30/06), com a gerente de operações do Fonplata Banco de Desenvolvimento, Luciana Botafogo, o coordenador da carteira para o Brasil, Oscar Carvallo, e o gerente da área de risco e compliance, José Perez. A secretária-executiva interina da ABDE, Cristiane Viturino, apresentou o Sistema Nacional de Fomento (SNF) e as especificidades do conjunto de associados. O objetivo era identificar possibilidades de parceria e funding a ser operado pelas instituições do SNF. O banco ficou impressionado com a capilaridade do Sistema e está interessando em expandir suas operações no Brasil.
O Fonplata é um banco de desenvolvimento formado por cinco países: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai, cuja principal missão é apoiar a integração dos países-membros para consolidar um desenvolvimento harmônico e inclusivo, mediante operações de crédito e recursos não reembolsáveis do setor público. Segundo Luciana Botafogo, o banco dobrou sua carteira nos últimos cinco anos e atua muito fortemente no financiamento ao setor público, em especial infraestrutura municipal de pequeno e médio portes. Há também a possibilidade de atuar na atividade produtiva com foco em Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Até recentemente, o Fonplata atuava exclusivamente com repasse de recursos com garantia soberana, mas iniciou a modalidade de operações com instituições públicas no Brasil sem a garantia soberana. A primeira operação foi fechada com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Interessado em parceria com o SNF, o Fonplata fará uma apresentação aos associados na Comissão de Assuntos Operacionais de Crédito, que será agendada. Fiquem de olho!

Mais notícias