publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE promove debate sobre instituições de fomento

31 de outubro de 2011

O papel das instituições financeiras de fomento no processo de desenvolvimento do Brasil é o tema da mesa de debates promovida pela ABDE, nesta sexta-feira (25/11), na 2ª Conferência do Desenvolvimento (Code), encontro organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília.

Participam das discussões Victor Leonardo de Araújo, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, que falará sobre a ABDE e o padrão de atuação das instituições financeiras de desenvolvimento brasileiras. Depois, Vitor Lopes, gerente de Estudos e Assessoramento Econômico da Agência de Fomento da Bahia (Desenbahia), centrará sua exposição sobre as agências de fomento como um agente atuante e efetivo do processo de desenvolvimento.

Já Cláudio Figueiredo Leal, superintendente de Planejamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES), explicará o Sistema Nacional de Fomento, sua configuração, missão e desafios.Na sequência, Paulo de Tarso Almeida Paiva, presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) apresentará a relação entre os agentes financeiros de fomento e o desenvolvimento sustentável do Brasil. Por fim, José Luis Oreiro, economista e professor adjunto do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (Face/UnB) fecha a mesa apresentando o cenário econômico e o papel das instituições financeiras de fomento. 

Em seguida, o público poderá participar fazendo perguntas aos participantes.Além de promover a mesa de debates, a ABDE mantém um estante com informações sobre a entidade e os associados durante os três dias do evento. O Code, realizado no Parque da Cidade, em Brasília, reúne estudantes de economia e de administração e especialistas de diversas áreas em seminários e encontros que buscam discutir, de forma ampla, o desenvolvimento do país, considerando a sustentabilidade ambiental e aspectos econômicos, educacionais e culturais. Mais informações, clique aqui.

FONTE: Assessoria de Comunicação/ABDE 

 

Mais notícias