publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE promove atualização sobre gestão de risco e Basileia

29 de fevereiro de 2012

A Coordenação de Treinamento da ABDE promoveu, nas últimas quarta e quinta-feiras (27-28/03), mais uma edição do curso Gestão de Capital para Instituições Financeiras de Desenvolvimento, na sede da associação, em Brasília. Responsável pela capacitação, a engenheira civil e diretora financeira da FBM Consulting, Nayra Taís Savordelli, destacou, para os 20 participantes da atividade a grande relevância do tema: “É um assunto que tem importância para o negócio da instituição, não apenas por se tratar de uma questão regulatória, mas também porque atua como instrumento capaz de otimizar as carteiras de crédito, ao pensar a relação de risco versus retorno e contribuir para que ela seja ótima.”

Para a instrutora, embora os profissionais de hoje estejam cada vez mais treinados para lidar com tais questões, a atualização permanente é sempre necessária. “Esse é um processo bastante evolutivo que tem um valor agregado do ponto de vista do negócio, do capital investido, dos acionistas. Todos os que participaram do curso devem levar o conhecimento adquirido para as suas instituições e, inclusive, fomentar na ABDE e em outros lugares essas discussões. É natural que as pessoas saiam do treinamento com questões, com pontos que podem ser aprofundados, discutidos em um comitê dentro das agências e dos bancos”, acredita.

Foi com esse intuito que Carolina Mariano da Silva, chefe do Departamento de Controle Financeiro de Contratos Nacionais e Internacionais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), se inscreveu no curso. Ela já concluiu uma dissertação sobre Basileia 2 e não pretende parar de estudar o assunto. “Já participei de outros cursos e sempre procuro me manter atualizada. Meu objetivo primário é de atualização e de mobilização. Desejo mobilizar as pessoas na empresa para que possamos formar um grupo de trabalho que discuta a respeito e faça cumprir os princípios normativos”, frisou Carolina. Segundo ela, outros três funcionários da Finep também participaram do treinamento. “Temos conseguido formar uma massa crítica para desenvolver e implementar os pontos críticos. Tudo o que diz respeito a Basileia abrange várias áreas da empresa, não é uma questão unicamente das pessoas envolvidas com risco”, disse.

Para Carolina, cursos como esse são fundamentais para melhorar o corpo técnico das instituições. “Quero destacar a importância da ABDE como promotora de treinamentos de qualidade para os seus associados. O curso abrange desde aspectos básicos até os mais complexos, e permitiu o debate entre os representantes das instituições presentes. Isso foi fundamental”, finalizou. 

Leo Possani, superintendente de Risco da Agência de Fomento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul), também considerou importante o curso por favorecer a reciclagem em relação ao tema. “O assunto Risco e Basileia vem sendo tratado há vários anos. Como superintendente é obrigatório me manter atualizado. Entendo como de fundamental importância essa iniciativa da ABDE, que ocorre em um momento oportuno em função dos prazos estabelecidos pelo Banco Central”, afirmou Possani ao lembrar que o Badesul sempre procura capacitar seu corpo funcional. Em comum com a representante da Finep, o superintendente confirmou a aderência do assunto a todo o espectro de ação das agências: “A abrangência desse tema não se restringe à área de risco. Ele é tão complexo que perpassa toda a administração, desde o maior gestor até o mais novo aprendiz.”

Assim como os demais cursos oferecidos pela Coordenação de Treinamento da ABDE, o de Gestão de Capital para Instituições Financeiras de Desenvolvimento também pode ser solicitado sob demanda pelas agências e bancos que integram a associação. Para saber mais a respeito, conheça a ementa aqui.

Foto: SXC

Mais notícias