publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de audiência pública na Câmara sobre o Sistema Nacional de Fomento

27 de setembro de 2021

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), por meio de executivos das Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs), participou da audiência pública realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, para apresentação do Sistema Nacional de Fomento (SNF) e sua atuação anticíclica na crise econômica desencadeada pela pandemia. A audiência foi requerida pelos deputados Otto Alencar Filho (BA), presidente da Comissão, e Amaro Neto (ES), e ocorreu nesta quarta-feira (29/09), com transmissão pelo canal do YouTube da TV Câmara.  
Representantes de sete instituições do SNF apresentaram o papel e a importância que o Sistema tem para o Brasil, destacaram a atuação na crise atual e debateram as agendas de futuro para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Sergio Gusmão Suchodolski, presidente da ABDE e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), iniciou o debate apresentando as instituições que compõem o SNF, sua presença em todos os estados do país e dados de sua atuação durante a pandemia.
“O Brasil tem um dos sistemas nacionais de fomento mais robustos do mundo, porque tem presença e capilaridade em todo o território nacional e porque tem uma ficha de entregas muito grande ao longo de todos os seus anos. Temos instituições com pouco mais de 10 anos de idade, mas também instituições com 70, 80 anos de atuação, que se caracterizam pela diversificação da economia brasileira, pela promoção de desenvolvimento, e sobretudo, pela atuação como agentes anticíclicos em momentos de emergência, como o que vivemos hoje”, destacou Suchodolski.
Segundo os dados apresentados pelo presidente da Associação, o SNF é responsável por 45% da oferta de crédito em todo o país e 73% de financiamentos a longo prazo. No ano de 2020, o Sistema respondeu por 73% dos financiamentos na área rural e, em 2021, por 93% do crédito aos municípios. 
Sobre a atuação anticíclica durante a crise econômica atual, já no primeiro mês de pandemia, o SNF disponibilizou R$ 160 bilhões em recursos emergenciais para as MPMEs, e, durante toda a crise, o valor total dos recursos disponibilizados a essas empresas foi de R$ 271 bilhões. “As micro e pequenas empresas foram um dos setores mais afetados durante a crise, e devemos prestar bastante atenção, porque elas são as maiores empregadoras do Brasil. Praticamente um terço do crédito para este segmento são das instituições de desenvolvimento”, mostrou Suchodolski.
Em sua fala, o presidente da ABDE ressaltou a importância dos fundos e dos novos programas de garantias emergenciais que foram criados nesse período, e destacou o papel da ABDE e do SNF junto aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
“A ABDE e o SNF estão comprometidos com a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável como atestam os exemplos citados por todas as instituições que se apresentaram hoje. Essa é uma agenda que toca em temas cruciais para o desenvolvimento sustentável nacional, como integração, educação e saneamento”, pontuou Suchodolski.
Os demais representantes das IFDs do SNF, associadas à ABDE, apresentaram detalhes sobre as ações que cada uma delas tem desenvolvido para auxiliar as micro e pequenas empresas de seus respectivos estados. Eles também comentaram sobre a importância do apoio do SNF ao Brasil durante a pandemia e sobre o papel das instituições em ações específicas para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável, com projetos e produtos financeiros das IFDs ligados aos temas dos ODS, como diversidade de gênero, sustentabilidade, tecnologia e inovação. 
Além do presidente, realizaram apresentações no evento os seguintes representantes:
– Bruno Laskowsky, diretor da ABDE e do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES);
– Paulo Costa, diretor da ABDE e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia)
– José Amarildo Casagrande, diretor-presidente do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes)
– Neudson Peres de Freitas, gerente geral da Unidade Clientes Micro e Pequena Empresa do Banco do Brasil;
– Paulo Renato Macedo Cabral, gerente de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); e
– Brunna Teles, superintendente de Relações Institucionais e Mercado do Desenvolve SP
 
Confira como foi a audiência, na íntegra, no vídeo abaixo:

Mais notícias