publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de webinar sobre taxonomia em finanças sustentáveis, promovido pelo LAB

26 de maio de 2021

A ABDE participou, nessa terça-feira (26/05), do webinar “Taxonomia em Finanças Sustentáveis: intercâmbio de experiências regulatórias”, realizado pelo Laboratório de Inovação Financeira (LAB). A abertura do evento foi realizada pelo secretário-executivo da ABDE, José Luis Gordon, e pela analista da Divisão de Educação Financeira da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Daniela Baccas.
“Para a ABDE, o LAB é estratégico para pensarmos o desenvolvimento sustentável do país. O Brasil tem capacidade de liderar essa agenda e o Sistema Nacional de Fomento é um instrumento para isso. Conscientes das diferentes realidades brasileiras, as Instituições Financeiras de Desenvolvimento podem auxiliar nas discussões junto a atores estratégicos para a construção de uma taxonomia nacional para as políticas públicas de desenvolvimento”, afirmou Gordon.
O webinar teve como ponto de partida a publicação “Taxonomia em Finanças Sustentáveis: panorama e realidade nacional”, lançada pelo LAB na última semana, elaborada no âmbito do GT Finanças Verdes com apoio do projeto FiBraS. O evento teve o objetivo de debater abordagens regulatórias sobre taxonomia em diferentes países da América Latina e na Europa.
Participaram do debate a coordenadora geral de Instituições Globais de Desenvolvimento da Secretaria de Assuntos Econômicos Internacionais do Ministério da Economia, Raquel Breda; o diretor do projeto Finanças Brasileiras Sustentáveis – Fibras, Sebastian Sommer, que fez uma apresentação sobre os parâmetros da União Europeia; o coordenador de Finanças Internacionais do Ministério da Fazenda do Chile, Andrés Pérez; a chefe de Finanças Sustentáveis da Superintendência Financeira da Colômbia, Mariana Escobar Uribe; e o titular da unidade de Bancos, Valores Mobiliários e Poupança da secretaria da Fazenda e Crédito Público do México, Jorge Meléndez.
A publicação pode ser acessada no site: http://www.labinovacaofinanceira.com/publicacoes/

Mais notícias