publicações-rumo

Publicações

Notícias


ABDE participa de Fórum SOS Empresas e destaca o papel do SNF no apoio às MPEs

18 de maio de 2021

O presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski, participou nessa segunda-feira (17/05) do Fórum SOS Empresas, promovido pela TV BandNews e pela Rádio Bandeirantes. O evento, que se estende até essa terça-feira, tem o objetivo de debater medidas para auxiliar as pequenas empresas e minimizar os efeitos da crise da Covid-19, bem como a recuperação econômica sustentável. Também participaram do debate dois representantes de associados da ABDE: o diretor de Crédito do BNDES, Bruno Laskowsky, e o presidente do Sebrae, Carlos Melles; além do presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alfred Cotalt, e do head de produtos do Varejo Banco Original, Adilson Ferreira.
Em sua fala, o presidente da ABDE e do BDMG destacou que as Instituições Financeiras de Desenvolvimento (IFDs) possuem várias missões, dentre elas atuar em momentos de crise como agentes anticíclicos. Nesse sentido, as IFDs aumentaram em 41% o volume de crédito concedido às micro e pequenas empresas em 2020, em todo o país. “O Brasil tem um Sistema Nacional de Fomento robusto, com 31 instituições espalhadas por todas as regiões, que conseguem fazer o recurso chegar na ponta com eficiência e com conhecimento da diversidade regional que possuímos enquanto um país diversos e continental”, afirmou Sergio Gusmão.
Ele também ressaltou que a crise atual, apesar de todas as dificuldades que ela gera, é também uma oportunidade para se pensar o futuro do país, com maior atenção à agenda global da sustentabilidade. “É o momento de trabalhar com sabedoria e estratégia para construirmos essa retomada econômica em bases mais sustentáveis, à luz do que está acontecendo na Europa e mais recentemente nos Estados Unidos. Precisamos parar de fazer discussões inócuas e de ficar enxergando fantasmas ideológicos, e vamos oferecer soluções pragmáticas, testadas e eficientes para relançar a economia brasileira em novas bases”, afirmou, lembrando que as instituições do SNF estão comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Veja a íntegra do debate:

Mais notícias